Inadimplência escolar: como tirar sua escola do vermelho

Inadimplência escolar: como tirar sua escola do vermelho

95

Sabemos que manter uma instituição saudável não é fácil: os gastos de uma escola privada são grandes e quando problemas como a falta de controle financeiro chegam, o risco da instituição acabar no vermelho é real.  Muitas escolas, ao não conseguirem superar a inadimplência escolar,  acabam fechando. Quando as contas não fecham, é necessário pensar estrategicamente e ter ações práticas, para que você recupere o controle financeiro da sua instituição. 

Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas úteis e práticas que vão ajudar você a identificar a raiz do problema e solucionar parte deles. Continue a leitura!

Veja mais:

Sistema de gestão escolar: deixe a papelada de lado

Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

4 dicas para reduzir a inadimplência 

Faça um levantamento e uma análise da situação

Caso a escola ainda não tenha, faça um levantamento dos gastos fixos existentes. Reúna ali todos os gastos recorrentes: conta de luz, água, gasto com suprimentos básicos, salários de docentes, entre outros gastos que fazem parte do seu orçamento.

Acesse a planilha abaixo para poder acompanhar de perto os gastos da sua instituição! Planilha de otimização de custos
E faça o mesmo com o que tem para receber! Levante não apenas as mensalidades que devem ser pagas no próximo mês, mas também o valor que a escola deixou de receber devido à inadimplência. 

Utilize um sistema de gestão escolar 

O nosso sistema de gestão escolar é uma ótima opção para te ajudar a se prevenir contra a temida inadimplência! No WPensar você consegue ter controle do financeiro e de todos os outros setores da sua instituição. Através dele, é possível agilizar o sistema de cobrança e ter um fluxo de pagamentos mais linear. 

Com o sistema, além de você conseguir ter controle dos pagamentos feitos, você consegue identificar os alunos devedores e traçar os perfis dos alunos que podem se tornar inadimplentes para agir de forma preventiva.  Veja outras funcionalidades do wpensar que vão te ajudar no controle da inadimplência 

Tenha um processo de cobrança estruturado 

É comum que os responsáveis se esqueçam de efetuar o pagamento, por não receberem algum tipo de aviso sobre a chegada da mensalidade escolar.  

Por isso, ter um processo de cobrança estruturado é uma grande chave para evitar que a inadimplência afete a sua instituição. Estabilize o seu fluxo de caixa e tenha previsibilidade no recebimento de mensalidades! Aqui o processo de cobranças fica com a Arcopay: emissão e envio de boletos, gestão de mensalidades e renegociação. 

Busque novos alunos

Depois de organizar a gestão, controlar a inadimplência e cortar gastos desnecessários, é hora de conquistar novos alunos! A captação de matrículas é um processo fundamental em todas as instituições de ensino, então é importante ser estratégico nesse momento. Divulgue a sua escola, enfatize os diferenciais e atraia estudantes. Clique aqui e confira dicas para captar mais alunos para sua escola

Conte com a WPensar para reduzir a inadimplência escolar!

Clique e acesse: Demonstração Sistema de Gestão - Conheça o melhor do mercado (2021)