Descubra por que você deve fortalecer a marca da sua instituição de ensino

19

O que é marca?

O conceito de branding tem como base a atribuição de valor a uma marca através da construção e da consolidação de sua identidade, possibilitando seu reconhecimento pelo público e refletindo a cultura de uma organização. Ao se tratar de instituições de ensino, a identidade visual apresenta papel crucial como principal canal para despertar confiança da comunidade, capturando seus valores e sua história e contribuindo para o desenvolvimento de sua imagem e reputação. Uma identidade visual firme, coerente e organizada é, portanto, um excelente cartão de visitas para a escola, contribuindo para promover sua cultura e desenvolver o engajamento de alunos, pais, professores e funcionários com relação a ela. Entenda por que uma marca inspiradora é importante para sua instituição de ensino e como é possível construí-la:

Por que fortalecer a marca da sua instituição de ensino?

Motivação e engajamento na comunidade escolar

A marca atua na comunicação da ética de uma instituição, seus valores e sua história, contribuindo de forma significativa para motivar funcionários, alunos e pais, fazendo com que tenham orgulho da escola ou curso. A construção da identidade de uma instituição de ensino está diretamente relacionada à absorção do que a marca simboliza para a comunidade escolar, ou seja, sua proposta e posicionamento.

Criação de uma percepção positiva na comunidade

A identidade visual de uma instituição de ensino consiste na forma como esta é percebida pela sociedade. Sendo assim, é fundamental para que esta se destaque com relação à concorrência. Um material visual organizado e bem apresentado contribui para o desenvolvimento de familiaridade com a marca, bem como para o reconhecimento do público e para a atração de novos alunos.

Desenvolvimento de uma memória da instituição

É comum que estudantes levem consigo imagens e emblemas de suas escolas para o resto da vida, seja através de uma camiseta guardada, do anuário escolar ou fotos. A identidade visual da instituição é, assim, associada às lembranças do tempo escolar e muitas vezes motivo de orgulho entre a família. O desenvolvimento deste tipo de memória é fundamental à reputação da instituição, contribuindo para a confiança nos serviços que oferece.

Como fortalecer a marca da sua instituição de ensino?

1. Conheça a instituição

Saber “quem é você” é o primeiro passo fundamental para o desenvolvimento de qualquer marca. Como já citado, a identidade visual de uma instituição deve funcionar como reflexo de sua missão, visão e valores, bem como da cultura e da história da instituição. Assim, é essencial ter clareza com relação à significação e às práticas que a permeiam para representá-las de forma autêntica.

2. Desenvolva uma estratégia de design

O design é elemento fundamental para a criação e fortalecimento de uma marca, produzindo o material gráfico que estará presente no cotidiano da comunidade escolar. Assim, muito além da escolha da sua cor preferida, o desenvolvimento deste material deve levar em consideração a forma como a escola deseja descrever sua cultura. Uma estratégia de design coerente e consistente permite à escola transmitir com clareza a mensagem desejada, bem como tornar-se reconhecida pelo público.

3. Divulgue sua marca

A identidade visual de uma instituição está presente em diversos elementos do seu cotidiano: agendas escolares, uniformes, publicações, documentos, etc. Estes materiais atuam por si só como uma ótima forma de divulgação de sua marca. O desenvolvimento da tecnologia e de novas formas de comunicação e relacionamento entre as pessoas vem, porém, aumentando a importância de investir em outras formas de divulgação.
Neste sentido, a presença na internet é cada vez mais fundamental para o fortalecimento de uma marca. Sua identidade visual deve constar, portanto, em uma página da web atualizada e organizada, nas redes sociais e até mesmo nos aplicativos de agenda digital. Por fazerem parte do dia a dia das pessoas, estas ferramentas são uma ótima forma de externar e reforçar sua confiança na instituição.
Como vem sendo divulgada a marca da sua instituição de ensino? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!
wello_banner-conversar-com-especialista_750x125-wello-2-1