Descubra como um sistema de gestão pode reduzir sua inadimplência



A inadimplência é um problema para todas as empresas, mas no segmento educacional ela pode ser ainda mais prejudicial, pois a única fonte de renda da escola são as mensalidades. É a partir desse valor pago pelo aluno que a instituição consegue melhorar os cursos, aperfeiçoar profissionais e investir na parte estrutural, com laboratórios e novos equipamentos.

A temida inadimplência ocorre a partir do momento em que o pagamento de um serviço ou produto não é feito, correto? Para que isso seja acompanhado e combatido, é necessário saber exatamente quem são os alunos inadimplentes, qual o valor da dívida, qual a porcentagem de pessoas que não estão pagando as mensalidades, por que não pagaram e ter uma política interna de cobrança.

Esse gerenciamento é fácil?

Claro que não. Afinal, são inúmeras as preocupações de uma instituição de ensino e por isso, muitas vezes, a inadimplência fica meio “esquecida” e só é lembrada quando a escola precisa de um aumento de recurso em sua conta bancária. O exemplo disso é no final de ano, quando o pagamento do décimo terceiro chega e as escolas resolvem tentar recuperar os pagamentos atrasados para arcar com essa demanda financeira maior. É um eterno “apagar fogo”.

Com o uso de um software de gestão, é possível acompanhar mensalmente quem pagou e quem não pagou a sua mensalidade. Isso se torna fácil, pois o próprio sistema possui o histórico de pagamento, disponibiliza boletos para alunos, gera uma segunda via se necessário for, mostra para o aluno ou para os pais quais os boletos ele está devendo e com isso, facilita o pagamento.

Já para a escola ou para o gestor, o software oferece um painel de controle com gráficos e indicadores da instituição para facilitar o acompanhamento financeiro. Nesse meio está a taxa de inadimplência, pois o próprio sistema dá baixa nos pagamentos, possibilitando um controle concreto e atualizado.

O gestor poderá realizar uma busca das cobranças por período, situação, conta e outros itens que se façam necessários para um controle e combate à inadimplência. Poderá também gerar relatórios rápidos e os mais diferentes gráficos para análise, facilitando a atuação no combate à inadimplência.

O que pode ser feito após a análise dos dados?

O ideal é que a escola tenha um plano de combate à inadimplência. Nesse plano, pode ter ações como por exemplo:

  • Enviar alerta automatizado para o responsável financeiro do aluno, informando que o boleto não foi pago;
  • Enviar SMS automatizado, alertando sobre o atraso no pagamento;
  • Oferecer condições de parcelamento para alunos com três ou mais meses de inadimplência, entre outros.

Vale lembrar que o gerenciamento do risco de crédito é parte essencial de todo esse processo. O novo aluno tem condições financeiras de arcar com as mensalidades da sua escola? Essa é uma resposta que deve ser respondida na hora da matrícula e não apenas depois que a inadimplência começar.

O total controle dos pagamentos e da ausência deles é essencial para que a inadimplência seja combatida com eficiência. O sistema de gestão é um grande aliado nesse combate.

A sua escola já tem um? Conheça o WPensar e deixe a situação financeira da sua escola em dia! 

wpensar-banner-blog-ebook-inadimplencia-750x125

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email