Descubra como um sistema de gestão escolar pode aproximar a escola e os pais de seus alunos

13

Manter a disciplina, passar conteúdo, preparar para o vestibular e para a vida. Esses são alguns dos pontos de grande importância das atividades de uma escola. Para que tudo isso seja possível, o envolvimento familiar é essencial. É obrigação da escola ter contato direto com a família e permitir que os pais acompanhem o filho, o seu desempenho e até participem e interajam com o conteúdo que está sendo dado em sala de aula. E, claro, essa tarefa não é simples. Por mais que todos saibam que as reuniões escolares, a entrega do boletim estudantil ao responsável, entre outros itens, sejam de suma importância, realizá-los em um horário que todos possam participar pode ser difícil. Porém, há uma forma de facilitar tudo isso: usando um software de gestão escolar.

Um software de gestão escolar pode aproximar a escola dos pais

Grande parte das vezes, a incompatibilidade de horário ou a dificuldade de comunicação entre a escola e os responsáveis pelos alunos é o que torna mais difícil estreitar essa relação.
Com um software de gestão escolar todo esse problema acaba. Os pais terão como acompanhar a vida escolar do estudante através do sistema, observando suas notas, faltas e desempenho como um todo. Nesse mesmo canal, os avisos de reunião de pais poderão ser conferidos via internet, através do acesso ao quadro de informações da instituição, reforçando sempre a necessidade da presença dos responsáveis. Através de um sistema de gestão online os pais poderão, também, emitir boletos, ver se há mensalidades em aberto, acompanhar toda a vida acadêmica, pedagógica e financeira do aluno, fazer solicitações, ter acesso a avisos e documentos enviados pela escola, calendário escolar, dentre outras informações, tudo de forma online.

A escola e a família

A escola tem o dever de atender, participar e transformar a sociedade e só conseguirá fazer isso com uma boa interação com os familiares do estudante. Os responsáveis precisam ter acesso fácil aos mais diversos documentos e informações, o que é muito facilitado com o uso de um software de gestão escolar.
Afinal, é sabido que o sucesso escolar depende em grande parte da família. Segundo um estudo chamado A Eficácia Escolar Ibero-Americana, de 2006, realizado pelo Convênio Andrés Bello (acordo internacional entre 12 países das Américas), o “efeito família” é responsável por 70% do sucesso escolar dos estudantes. Por isso, uma parceria saudável é essencial para o sucesso escolar e o software é a ferramenta que auxiliará nesse processo.
Você já tem um software de gestão escolar para auxiliar nesta relação entre pais e escola? Entre em contato com a WPensar que podemos ajudar!

Baixe o material: Guia 10 dicas para aproximar os pais da escola