O que pais e alunos ganham com um sistema de gestão escolar?

O que pais e alunos ganham com um sistema de gestão escolar?

53

O uso de um Sistema de Gestão Escolar já é realidade para muitas escolas e cursos. Além de unificar todos os setores da gestão em um único lugar, um software de gestão otimiza o trabalho e reduz a poucos cliques atividades que antes levavam muito tempo.

O gestor e sua equipe podem acessar dados e analisar informações, controlar inadimplência, automatizar envio de mensagens de cobrança, acompanhar a vida acadêmica e pedagógica de seus alunos e ter uma visão panorâmica de toda instituição.

Para a escola as vantagens parecem não acabar. Mas o que as famílias ganham com isso? O que uma escola com um Sistema de Gestão Escolar tem a oferecer aos seus pais e alunos? Continue a leitura e confira algumas funcionalidades feitas para atender às demandas destes membros tão importantes para a comunidade escolar.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Vantagens do Sistema de Gestão Escolar para pais e alunos:

Acompanhamento do desempenho

Com o Sistema de Gestão Escolar, tanto responsáveis como alunos conseguem ter rápido acesso às notas. No portal, é possível conferir as notas, boletins e ter uma visão geral do desempenho do aluno. O acompanhamento de perto é importante para o aprendizado do aluno e permite identificar possíveis dificuldades nesse processo.

Leia mais: A importância da relação entre escola e família para o desenvolvimento dos alunos

Solicitação de documentos

A escola pode determinar alguns tipos de solicitação, como declarações ou avaliações. Assim, os pais e alunos podem abrir uma solicitação de documento para que o atendimento seja feito de forma mais rápida e organizada. A escola pode personalizar os campos, permitindo que a pessoa preencha a prioridade e direcione para o departamento, por exemplo.
Isso desafoga as filas de atendimento na secretaria e permite melhor organização de atividades, por ordem de prioridade.

Acesso a boletos de pagamento

A área financeira também é facilitada para a família, com emissão de boletos de pagamento diretamente no sistema. Dessa forma, não é preciso esperar o boleto chegar em casa ou buscá-lo presencialmente na escola, basta fazer o download e pagar. E essa facilidade tem impacto direto na redução da inadimplência.

Veja mais: Como um sistema de gerenciamento escolar pode reduzir a inadimplência

Conferência de faltas e de portaria

Pais e filhos podem acessar a relação de presenças e faltas no sistema, assim como as horas de entrada e saída do aluno na portaria da escola. Isso permite averiguar assiduidade nas disciplinas e eventuais problemas de falta. O controle de portaria garante segurança, uma vez que a família tem ciência da presença (ou não) do aluno na instituição.

Acesso a conteúdos e materiais

O Sistema de Gestão Escolar disponibiliza um espaço de compartilhamento de conteúdos e materiais. Dessa forma, os professores podem indicar livros, listas de atividades e outros arquivos para que a família e os alunos acessem de qualquer lugar. Isso permite que os alunos tenham complementos às disciplinas escolares e que a família possa participar desse processo.

Visualização de atividades para casa

Com o Sistema de Gestão Escolar, pais e filhos acessam as atividades para casa. Assim, a família continua próxima do processo de aprendizagem e pode conferir e cobrar o engajamento dos filhos com as disciplinas.

Realização de matrícula online

A família pode renovar matrículas pelo sistema, de forma rápida e sem muito trabalho. A escola determina os campos e documentos necessários, os pais preenchem os dados e confirmam a matrícula para o próximo período letivo. Tudo isso de forma intuitiva, sem filas e economizando tempo.

Confira: Como uma gestão escolar eficiente pode otimizar os processos da sua escola

Acesso a calendário de aulas

Um calendário fica disponível, indicando as ações escolares cadastradas, como provas e apresentação de trabalhos. Dessa maneira, os alunos podem organizar os estudos e a família pode programar viagens sem conflitar com a agenda acadêmica.

O sistema permite ainda a disponibilização dos conteúdos programáticos de cada disciplina, para que a família acompanhe de perto o que os filhos estão aprendendo na escola ou curso.

Planejamento escolar – Saiba como planejar o ano letivo

Visualização de ocorrências

As ocorrências dos alunos ficam registradas no sistema, dessa maneira a família tem acesso a essas informações e pode atuar junto a instituição pela melhora no comportamento e aprendizagem dos estudantes.

Vantagens para toda comunidade escolar

O Sistema de Gestão Escolar é um avanço necessário rumo à modernização e profissionalização da gestão escolar. Mais que atender às demandas da escola, a ferramenta da WPensar permite que os responsáveis estejam presentes na rotina escolar. É o uso de tecnologia para aproximar família e instituição.
Invista no Sistema de Gestão Escolar e ofereça vantagens para toda a comunidade escolar: da equipe de colaboradores aos pais e filhos.

Clique e acesse: Página O que é um  sistema de gestão escolar - Clique e descubra

Gostou do conteúdo? Compartilhe com uma amiga e deixe suas dúvidas no espaço para comentários!