Custo – um elemento fundamental no processo de tomada de decisão da escola

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Em qualquer atividade empresarial existe a necessidade de se estimar gastos para permitir que as operações possam ser realizadas. As escolas e cursos também estão enquadradas nesta mesma definição porque mantém atividades econômicas e têm gastos, custos e despesas para poderem continuar funcionando.

Para garantir entendimento e uma tomada de decisão correta sobre investimentos, vamos esclarecer aqui alguns conceitos.

O que são gastos, custos e despesas?

  •   Gasto – é qualquer desembolso financeiro que se realiza para permitir ter um bem ou serviço;
  •   Custo – é o gasto efetuado com a finalidade de fazer funcionar e manter a escola;
  •   Despesa – é o gasto realizado para permitir obter receita para a escola.

Podemos então estabelecer que custos e despesas são gastos realizados com objetivos específicos.

Custos de uma escola 

Os custos de uma escola podem ser diretos ou indiretos. Os diretos estão relacionados aos alunos e indiretos são aqueles que devem ser realizados independentemente dos alunos. Os custos diretos têm a seguinte classificação:

  • Mão de obra direta – é aquela referente à folha de pagamento dos professores e daqueles profissionais diretamente relacionados à educação do aluno;
  • Encargos diretos – é a parte de tributação incidente sobre a folha de pagamentos, incluídos no pagamento da mão de obra direta;
  • Materiais diretos – são todos aqueles materiais destinados ao consumo dos alunos;
  • Serviços diretos – são aqueles que são realizados para atender especificamente ao aluno.

Os custos indiretos ou fixos são:

  • Mão de obra indireta – é a folha de pagamentos dos empregados que não estejam relacionados ao ensino do aluno;
  • Encargos indiretos – toda a tributação incidente sobre esta parte da folha de pagamentos;
  • Materiais indiretos – são aqueles realizados para o funcionamento da escola, mas que não estão relacionados ao ensino do aluno;
  • Serviços indiretos – são os que se realizam para manter o funcionamento da escola.

Despesas de uma escola 

As despesas são aqueles gastos com propaganda, manutenção, energia elétrica, água, compras diversas, depreciação de ativos e outros que permitam que a escola continue prestando serviços de educação e que não sejam considerados como gastos com os alunos.

Importância da análise de custos na tomada de decisão

Sem uma análise profunda e periódica de custos e despesas, não existe uma correta gestão da escola, assim como para qualquer outro tipo de negócio.

A avaliação e acompanhamento de custos permitem conhecer com segurança as margens de lucro que sua escola esta tendo, além de poder atuar sobre os mesmos quando houver alguma distorção.

Com um controle eficiente sobre os custos, é possível avaliar a adoção de medidas de ajustes em cobranças e enfrentar de forma segura a concorrência, sem sofrer consequências para o negócio.

Manter os custos sobre controle permite que a escola tenha as basese necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade.

Estabeleça um controle sobre custos  

É de fundamental importância estabelecer controles efetivos sobre gastos que auxiliem identificar o custo individual por aluno, turma ou turno, apurando assim os recebimentos e gastos existentes em cada cenário.

Controles eficientes e efetivos podem demonstrar eventuais desvios e necessidade de correção dos gastos da escola, melhorando seu resultado e possibilitando que os gestor realize as mudanças pedagógicas necessárias.

Considerações finais

Várias são as ferramentas de acompanhamento e gestão de custos. Esse é um dever do gestor financeiro da escola. Ele pode sugerir sistemas de gestão escolar e implantá-los como auxílio à administração e consequente melhoria do gerenciamento escolar.

Quer ter um panorama completo da saúde financeira da sua escola? Fale com nossos consultores e saiba o que você precisa fazer para organizar a gestão financeira de sua instituição.

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