Coordenador pedagógico: Qual é o seu papel estratégico?

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Professores, funcionários, alunos e familiares. Em uma escola, diversos são os membros da comunidade escolar e diversos são os relacionamentos estabelecidos entre cada um deles. Dentre as principais relações pedagógicas instituídas na escola, há a relação entre o corpo diretivo e professores, entre os professores, entre professores e alunos, entre alunos e seus familiares e entre os familiares com os professores e diretores.

Cada membro da comunidade escolar tem suas próprias ideias sobre os rumos que a educação deve tomar, e pensamentos distintos sobre o currículo escolar, causando uma série de conflitos. No entanto, com diretores envolvidos com a administração da escola, e professores envolvidos com as atividades em sala de aula, é papel do coordenador pedagógico intermediar as relações escolares e garantir a aplicação do currículo escolar.

A atuação do coordenador pedagógico

O coordenador pedagógico, também conhecido como professor-coordenador ou coordenador pedagógico-educacional, é o profissional que tem a função de articular, formar e transformar o ambiente educacional. Os principais desafios do coordenador são realizar ações voltadas para a sustentação do trabalho em equipe e da gestão focada em priorizar a formação do docente.

Durante seu trabalho, o coordenador pedagógico precisa identificar as necessidades reais dos professores e encontrar soluções para priorizar a excelência do trabalho educacional. Cabe a ele garantir a mediação entre o currículo e a os professores, grandes responsáveis por tirar o planejamento da teoria e levá-lo à prática. Ouvindo os educadores, estudando e entendendo a realidade social e cultural dos alunos da escola, o coordenador pedagógico deve ajudar os professores a fazerem conciliações curriculares, levando em consideração a área específica de conhecimento de cada professor.

Portanto, enquanto mediador, caberá ao coordenador o papel de adequação e não adequação de cada estratégica curricular ao contexto da escola. Ele deverá não só promover a aceitação, o trabalho e a operacionalização do currículo, mas, antes disso, garantir que as propostas são adequadas ao momento e às especificidades dos alunos e dos professores. Pedagogicamente, o coordenador vai gerir um planejamento global, mas adequado e voltado para as especificidades.

Um dos fatores que facilita as funções do coordenador pedagógico é que ele é um elemento estranho no dia-a-dia da sala de aula. Como não dá aulas, o coordenador consegue estranhar a realidade das aulas quando acompanha as turmas observando problemas que até então passavam despercebidos aos professores e/ou alunos.

Assim, as principais atribuições do coordenador pedagógico são:

Articular: promovendo condições para os professores trabalharem as propostas curriculares de forma adequada à realidade da escola;

Formar: possibilitando ao professor o aprofundamento constante na área específica do seu conhecimento, bem como o trabalho efetivo com tal conhecimento;

Transformar: por meio do estranhamento, do questionamento e da condução do professor a uma postura crítica e reflexiva.

Desse modo, o coordenador pedagógico conseguirá gerenciar o projeto educacional e institucional da escola, criando uma cultura de desenvolvimento e aplicação do currículo escolar. Além disso, ajudará professores e gestores a aproveitarem as diversas relações das quais a escola é cenário, de forma a criar um ambiente de formação e não mais fonte de conflitos.

Qual a importância do Coordenador Pedagógico na sua escola ou curso? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários! 

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