Conheça riscos dos grupos de WhatsApp com pais e professores



O WhatsApp tornou-se um aplicativo muito comum entre as pessoas de todas as idades. Talvez pelo fato de conseguir suprir os problemas e as falhas das operadoras de telefonia e por oferecer uma comunicação simples, rápida, eficiente e barata.

Porém, nem tudo é perfeito, especialmente quando o uso do WhatsApp começa a influenciar – mais do que devia – no trabalho e nas relações interpessoais. Segundo um levantamento feito pelo grupo Regus com 44 mil executivos em vários países, o WhatsApp é adotado por 95% dos profissionais, seguido pelo Skype e Facebook Messenger.

No ambiente escolar a utilização do WhatsApp para troca de mensagens entre professores, coordenação e pais de alunos também é bastante comum e é uma questão que deve ser discutida seriamente pelos gestores educacionais, pois pode causar muitos transtornos para instituição de ensino.

É fato que é importante que os pais se envolvam no aprendizado de seus filhos e queiram entender como está o desenvolvimento deles. Isto é, inclusive, altamente recomendado. Mas quando esse tipo de comunicação começa a ocorrer via WhatsApp, entre professores e pais de alunos, se estabelece apenas um canal de comunicação, sem a mediação da escola, o que acaba causando diversos problemas como:

Perda de feedback

Quando essa comunicação pai-professor se desenrola via aplicativos que não são direcionados especificamente para esse tipo de interação, a escola começa a perder informações preciosas que poderiam muito bem ser utilizadas para o aprimoramento da instituição. A escola perde, também, um importante feedback sobre a satisfação ou não dos pais em relação à educação e à instituição de ensino.

Barreira pessoal-profissional fica comprometida

Isso não somente atinge a instituição, mas prejudica bastante o professor, pois começa a ocorrer um comprometimento da relação pessoal-profissional que o professor mantém com os pais. O professor acaba tendo que responder e dialogar com os pais em seu horário de lazer ou quando está trabalhando e deveria estar dando atenção a todos os alunos. E pode haver o risco do professor acabar se comunicando também com seus próprios familiares e amigos pelo aplicativo no horário de trabalho.

Perda de relações

Ocorre que todos os lados envolvidos nessa comunicação virtual começam a perder força entre si. Ou seja, a instituição começa a não ter ciência do que está acontecendo em seu interior, já que os pais estão em comunicação quase que exclusiva com os professores e, muitas vezes, quando essas informações são passadas para a instituição, podem não estar totalmente fieis ao que realmente foi dito, causando o chamado “telefone sem fio”.

Como acabar com isso, então?

Sabemos que proibir o aplicativo é desnecessário e que não resolverá a questão. O que pode ser feito para melhorar essa situação é a escola adotar um aplicativo que promova uma maior integração entre professores, gestores escolares e pais de alunos, sem perda de informações, como por exemplo, o Wello.

Vantagens do Wello

O Wello é um aplicativo de comunicação escolar para smartphones desenvolvido para conectar escola, pais e alunos em uma plataforma simples e fácil de usar. Além de promover uma comunicação rápida e dinâmica, ainda permite que diretores e coordenadores possam marcar reuniões com os pais ou de conselho de classe, com confirmação de presença por parte dos convidados.

O Wello promove, ainda, uma maior transparência entre todos os envolvidos, incluindo os responsáveis pelos alunos. Eles podem acompanhar o desempenho dos estudantes e receber informações sobre tudo que está acontecendo na escola. É uma comunicação mais direta e sem falhas, que se desenvolve com agilidade e segurança da informação.

Gostou? Quer conhecer mais vantagens do aplicativo de comunicação escolar Wello? Converse com um de nossos especialistas em comunicação escolar.

wello_banner-conversar-com-especialista_750x125 wello (2)

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

1 comentários em “Conheça riscos dos grupos de WhatsApp com pais e professores”

  1. Author Image Viviane disse:

    Não concordo com tecnologia dentro da sala de aula de jeito nenhum mesmo estando na era da tecnologia acho um absurdo por isso é tudo mais que a educação está cada vez mais deteorada tecnologia as crianças já ficam o dia inteiro em casa

    Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Você sabe o que é um sistema de gestão escolar?

Leia o artigo completo


Destaque do mês

Evento online e gratuito


Direito para escolas | 1ª edição

Direito para escolas | 1ª edição



Assine e receba nossos posts direto no seu email