Conheça os 3 principais motivos da evasão escolar e saiba evitá-los

40

A evasão escolar é uma mazela social que compromete o desenvolvimento do Brasil. É um problema complexo e grave cuja resolução exige muito esforço e investimento do Estado.

Descrição do problema

De acordo com a Pnad 2012, pesquisa feita pelo IBGE, 3,36 milhões de crianças e adolescentes no Brasil estão fora escola. Isso representa 7,4% do total dessa parte da população.

Essa pesquisa revelou que a evasão é maior entre os adolescentes do que entre as crianças. Dentre aqueles que têm entre 6 e 14 anos, 1,8% está fora da escola, ao passo que entre os jovens de 15 a 17, a evasão gira em torno de 15,9%.

Do total de crianças e adolescentes que estão fora da escola, 50% estão na faixa entre 15 e 17 anos. Esse quadro é motivo de preocupação por parte do Ministério da Educação, que pretende sanar o problema até 2019, segundo o Plano Decenal de Educação.

Causas

Escola

Repetência, currículo ultrapassado, infraestrutura precária, remuneração inadequada dos professores, não universalização do passe livre e transporte escolar, falta de oficinas de arte e de esporte. Esse quadro desolador ajuda a desestimular a permanência dos alunos nas salas de aula. A escola, nesse cenário, deixa de ser um local de construção do conhecimento e é transformada em um espaço cujo objetivo é oferecer merenda aos alunos e mantê-los longe das ruas por algumas horas.

Renda/ trabalho

A desigualdade social no Brasil obriga muitos jovens a trabalhar desde cedo para colaborar no orçamento da casa. Desenvolver uma rotina de trabalho e de estudos é tarefa árdua. Para agravar o caso, nem sempre a escola mais perto da casa do aluno oferece o turno noturno, o que favorece o abandono dos estudos.

Gravidez

De acordo com a Pnad 2013, 34% das jovens brasileiras que tem entre 15 e 29 anos de idade tem pelo menos 1 filho. Conciliar a maternidade com a vida escolar e a necessidade de aumentar a renda é uma tarefa complicada. Esse problema, em muitos casos, ganha um tom de dramaticidade devido a falta de creches.

Soluções

Currículo

O governo da Finlândia divulgou que, a partir de 2016, vai reformar o currículo das suas escolas. Essa reforma vai criar 7 áreas que serão estudadas de maneira transdisciplinar pelos professores de disciplinas convencionais.

Isso não vai acabar com as aulas de História ou Geografia, mas vai diminuir as distâncias entre elas e vai aumentar os pontos de contato delas com a vida dos alunos. Esse exemplo deveria ser seguido pelo Ministério da Educação do Brasil.

Organização

Além dessa mudança curricular, é preciso transformar as escolas em tempo integral que oferecem no contra turno aulas de artes e de esportes. É preciso também aumentar a oferta do turno noturno e do EJA, para possibilitar ao jovem que trabalha a oportunidade de estudar.

Acompanhamento

Um assistente social e um psicólogo deveriam fazer parte do corpo de funcionários de cada escola para fazer um acompanhamento com os alunos e suas famílias. Nem sempre o Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Vara da Infância e da Juventude dão conta do recado e a presença desses profissionais no ambiente escolar ajudaria no enfrentamento da evasão.

Qual é o grau de evasão na sua escola? Como esse problema é enfrentado? Partilhe com a gente as suas experiências!

banner-captação-alunosBanner_Blog_Captacao-e-retencao_750x125