Conheça as 5 atitudes propostas pelo movimento “Todos pela Educação”



 

maos
Na semana de 15 de outubro de 2014, o movimento “Todos pela Educação” (TPE), lançou uma campanha denominada “Todos somos educadores”. A ideia é chamar a sociedade para participar efetivamente da educação das nossas crianças e valorizar o trabalho do professor. Para conscientizar a população, o movimento criou uma agenda com 5 atitudes que a sociedade precisa adotar para contribuir com a educação do país.

Para formular essa agenda, o grupo percorreu todas as regiões do país estudando o que poderia ser feito para aproximar a família da escola e como isso poderia ajudar e impactar na formação dos discentes. Com base no que descobriram durante essa pesquisa, foi feita a proposta das 5 atitudes pela educação, visando ajudar no aprendizado de jovens e crianças e formá-los bom cidadãos.

Conheça as 5 atitudes pela educação!
1 -Valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento

A valorização de quem leva conhecimento ao “futuro da nação” é a base para a melhoria da educação. É por isso que na lista de 5 atitudes, a valorização do professor e do aprendizado está em primeiro. Os pais devem não só ensinar para seus filhos a importância do professor, mas acompanhar de perto o que a criança aprendeu na escola e incentivá-la a aproveitar as aulas e ensinamentos. Já os professores e diretores podem contribuir mantendo o local de ensino agradável e organizado, além de estudar e se atualizar para acompanhar as mudanças dessa nova geração.

2- Promover as habilidades importantes para a vida e para a escola

A concentração, a responsabilidade, a persistência, o trabalho em equipe, a disciplina e a comunicação são habilidades que costumam ser aprendidas mais na escola do que em casa. Para estimular seus filhos a desenvolvê-las, os pais podem organizar horários de estudo, fazer uso de brinquedos pedagógicos, trabalhar a criação e contação de histórias, incentivar a leitura e música. Já os professores podem incentivar trabalhos em grupo e trazer materiais lúdicos para serem utilizados nas salas de aula. Eventos e fóruns de discussões também podem ser organizados pela sociedade para ajudar a formar cidadãos críticos e conscientes.

3- Colocar a educação escolar na rotina familiar

Esse item é para incentivar as famílias a mostrarem para os jovens a importância de estudar, de frequentar as aulas e de adquirir conhecimento. Esse objetivo pode ser alcançado com atitudes simples, como não deixar o aluno faltar sem motivo, levar e buscar as crianças na escola, entre outras ações rotineiras que mostrem a importância que a educação tem em suas vidas.

4- Apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos

Esse item tem o objetivo de incentivar pais, familiares e toda a sociedade a acreditarem no potencial da criança e a incentivá-los a seguirem e buscarem seus sonhos. Para isso, as crianças devem ser incentivadas a desenvolverem suas habilidades em todos os ambientes que frequenta.

5- Ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens

A intenção é ajudar as pessoas a aproveitarem os espaços e eventos gratuitos da cidade. É uma maneira de mostrar que mesmo com poucos recursos financeiros é possível oferecer cultura aos estudantes e contribuir, assim, à ampliação da sua formação cidadã. A escola pode colaborar levando as crianças a museus e exposições gratuitas ou organizando campeonatos internos de esportes.

Todas as diretrizes podem ser conferidas no portal www.5atitudes.org.br . O que você achou desse movimento pela educação? Comente!

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

1 comentários em “Conheça as 5 atitudes propostas pelo movimento “Todos pela Educação””

  1. E seria bom que fosse assim, ter vaga nas escola publica pra jovens estudarem ,eu mesmo estou tentando colocar meu filho de 17 anos e um aluno especial ,saber escvreve tira do quadro não precisa de apoio escolar,não conseguir ate o momento,o governo diz va uma escola e faça sua matricula,e pra quem nunca estudou como meu filho que fez somente anos finais do 1 ano fundamental 1,os projetos de voces são bons mais as escola não dão oportunidade aos jovens ,mim disculpa meu desabafo.

    Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email