Conheça 3 benefícios de manter uma agenda pedagógica equilibrada

11

As instituições de ensino, por lidarem com algo essencial como a educação, trazem importantes desafios em suas trajetórias. Um desses desafios, é manter uma agenda pedagógica equilibrada, que contemple aos alunos e aos objetivos traçados pela instituição. Para criar um programa pedagógico rico e diversificado, é importante estar atento a três fatores essenciais: as exigências relacionadas a legislações específicas, ao projeto pedagógico da escola e ao contexto social relacionado às necessidades da sociedade. Veja algumas dicas importantes:

Legislações específicas

De acordo com a área de ensino da instituição, algumas leis específicas precisarão ser observadas e contempladas no calendário escolar. Educação infantil, educação básica, ensino médio, educação tecnológica: cada uma delas observa algumas especificidades que precisam ser incluídas na agenda pedagógica. Muitas vezes, as instituições privadas oferecem até mais do que a lei exige, mas é preciso acompanhar essas exigências com atenção e definir um calendário bem objetivo para que não haja dúvida em relação aos conteúdos e propostas apresentadas.

Projeto pedagógico

O projeto pedagógico da instituição também vai definir a composição da agenda pedagógica. Se a escola tem forte orientação para a preparação para o vestibular, é importante que boa parte da agenda contemple esse objetivo. Aulas-extras, simulados, cursos intensivos e formação complementar devem ser contemplados no calendário. Nesses casos, também é útil manter uma série de atividades psicopedagógicas e de orientação profissional que auxiliem os alunos nesse momento. Não adianta oferecer um calendário muito denso de conteúdos e deixar os estudantes ainda mais estressados, é importante também manter uma rotina de atividades lúdicas que funcionem como “respiro” nesse cotidiano tão atarefado dos alunos. Por outro lado, se a proposta pedagógica da instituição estiver voltada para o mercado de trabalho, é preciso incluir na agenda atividades que aproximem os alunos desse universo. Visitas às empresas, estágios profissionais, palestras com líderes e gestores no ambiente escolar, entre outras atividades que enriqueçam e contribuam para a profissionalização do aluno.

Contexto social

Uma agenda pedagógica equilibrada e relevante contempla questões que estão sendo discutidas na sociedade. A escassez de recursos naturais, o desequilíbrio nas relações de consumo, as tendências tecnológicas, a violência urbana, a corrupção. Esses são apenas alguns temas que estão presentes no dia a dia e precisam entrar na grade de assuntos abordados pelos docentes. Há muitas formas diferentes de tratar assuntos tão variados no ambiente escolar: debates na escola com figuras de relevância para a sociedade, visitas a museus, visitas guiadas à câmara municipal ou assembleia legislativa, feiras e exposições abertas à sociedade, entre outras inúmeras atividades. O importante é mostrar ao aluno que a escola é um ambiente para desenvolver pensamento crítico acerca dos temas do mundo.

Baixe o material: Infográfico Tendências em educação