Conheça as 10 características que as melhores escolas têm em comum



escola

A escola é um local onde o aluno aprende muito mais do que o português, a matemática e outras disciplinas tão necessárias ao dia-a-dia. É ali que ele exerce a cidadania e solidifica seus valores pessoais. Por isso, é necessário que este seja um ambiente agradável, onde os estudantes possam se sentir bem para adquirir conhecimentos e praticá-los. Mas quais são as características presentes nas instituições de ensino que as fazem ser as melhores? Confira abaixo as dicas que separamos sobre elas pra vocês!

1 – Clima favorável à aprendizagem

A escola precisa ter um ambiente emocional favorável para que haja um bom relacionamento entre professor e aluno. Em entrevista ao site Educar para Crescer da revista Abril, o filósofo e sociólogo Juan Casassus disse que “para transmitir o gosto pelo conhecimento, um professor precisa dominar os conteúdos de sua disciplina – e também saber acolher as turmas, identificando e trabalhando interesses e sentimentos”.

2 – Bom currículo

O projeto pedagógico oferecido pela escola deve ser claro e apresentar uma mesma identidade. Ele denota a filosofia da instituição e reflete como o conhecimento será transmitido. Além do cuidado com o currículo escolar, o material pedagógico e as avaliações também devem ser desenvolvidos com atenção.

3 – Qualificação do docente

Incentivos para que os professores aprimorem seus conhecimentos e busquem cada vez mais se qualificar é um dos principais fatores-chave para o sucesso de uma escola. Crie oportunidades e reconhecimento para os que estudam mais.

4 – Professores e gestores líderes

Um bom líder é o que tem paixão, empatia, habilidades de comunicação e de unir pessoas. É diferente do chefe formal, que precisa ser reconhecido como tal, independente de sua “força de atração”.

5 – Atividades extracurricularess

A vivência acadêmica é enriquecida pela oferta de atividades extracurriculares. A multiplicidade de eventos como teatro, música e dança, favorece o conhecimento cultural, a formação do sujeito e a interação com pensamentos diferentes, o que reflete positivamente na forma que o aluno vê o mundo.

6 – Número ideal de alunos

A quantidade de alunos na sala de aula influencia no processo de aprendizagem. Turmas menores permitem que os professores acompanhem de perto o rendimento dos estudantes e favorece a percepção das dificuldades a serem superadas.

7 – Tecnologia como ciência

O uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula propicia uma interação direta e uma maior participação nos temas abordados. Utilize as redes sociais, sites de buscas e produção de vídeos para atrair a atenção dos alunos.

8 – Presença da família na escola

O protagonismo dos pais é essencial para fazer do Conselho Escolar uma instância com voz efetiva na melhoria contínua do ensino. É importante que a família participe do desenvolvimento escolar da criança e do adolescente, seja presente nos eventos nos quais for convidado a ir ou no acompanhamento diário das atividades de seus filhos. A demonstração de interesse estimula-os a conquistar mais conhecimentos e incentiva a escola a desenvolver melhorias contínuas.

9 – Comunicação

Não adianta a escola ser organizada, ter um bom currículo e professores qualificados, se a comunicação entre os protagonistas desta comunidade não for eficiente. É importante que a instituição mantenha canais de comunicação abertos para todos os que compõe a rede educacional possam transmitir suas mensagens de maneira clara. A adequação das linguagens oral e visual é fundamental para que haja entendimento.

10 – Reconhecimento do sucesso

É importante reconhecer o sucesso advindo dos esforços pela busca de uma educação de qualidade. Não adianta ser uma boa escola; é preciso que se compreenda o que a faz ter esta importante característica e divulgar a todos que os empenhos empregados somaram vitórias. Isso motiva os que fazem parte do processo e agregar valor à instituição.

E você, o que faz para que sua escola esteja entre as melhores? Conte pra gente nos comentários.

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

3 comentários em “Conheça as 10 características que as melhores escolas têm em comum”

  1. Author Image Auxiliafora disse:

    Sou professora ,mas este ano estou na vice diretora.Adorei as dicas.Espero que através destas informações aprimorar mais e acreditar que podemos mudar a educação.

    Responder
  2. Author Image Natália disse:

    Sou apaixonada poe educação, gostei da sugestão de leitura referente as 10 características que as melhores escolas têm em comum e refleti sobre minha práxis pedagógica. Após análise crítica do texto, percebo o quanto é importante estudar e colocar em prática o que estudamos.

    No cotidiano escolar, não basta ter conhecimentos teóricos, faz-se necessário SER AGENTES de transformação.

    Amei as dicas.

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi Natália!
      Que bom que gostou das sugestões e dicas deste texto! Tomara que você consiga aplicar na sua gestão! Obrigado pelo seu comentário.

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email