dicas para a prevenção de acidentes na escola

Dicas para a prevenção de acidentes na escola



Embora a escola seja um lugar de estudo, todos sabemos que as crianças se divertem, brincam e interagem muito enquanto estão lá, o que é algo muito saudável. Ao mesmo tempo em que as brincadeiras são diversão e devem ser incentivadas, elas são um motivo a mais para que a instituição tenha cuidado com a prevenção de acidentes. Um vidro quebrado no lugar errado, por exemplo, pode trazer sérias consequências.

Além disso, é necessário se preocupar com itens básicos de segurança, como luz de emergência, extintores, saídas de emergência desobstruídas, entre outros. Nunca se espera que algo de errado ocorra, mas acidentes acontecem e a escola precisa estar devidamente preparada para lidar com eles da melhor forma possível.

 

A escola pode até ser responsabilizada judicialmente por acidentes que ocorram em suas dependências. Saiba mais sobre o assunto: entenda o conceito de responsabilidade civil para escolas.

 

Veja cuidados necessários para a prevenção acidentes na escola!

 

Acesse: Inscrição no blog

 

Cuidados com a estrutura física da escola

 

  • Corrimão

 

Todas as escadas devem ter corrimão e esses devem ser verificados periodicamente, para garantir que estejam fixos e em perfeitas condições. Além disso, é indicado colocar setinhas amarelas pregadas no chão indicando o lado de subida e de descida, para evitar “encontrões” na escada quando os alunos sobem correndo.

 

  • Vidros

 

Vidros quebrados são um perigo no ambiente escolar. Por isso, é importante que os funcionários sejam treinados para verificar portas e janelas e comunicar a alguém responsável caso encontrem algo quebrado. Cacos de vidro devem ser limpos imediatamente e a janela ou porta quebrada deve ser isolada para evitar acidentes.

 

  • Luz de emergência

 

A maioria das escolas também funciona à noite, e  é essencial que haja luzes de emergência caso falte luz. Assim, os alunos consigam se deslocar com calma, descer escadas e encontrar portas de salas ou de saída.

 

  • Extintores

 

É muito importante que extintores de incêndio estejam colocados conforme as orientações do corpo de bombeiros. Além disso, eles precisam passar por manutenção e trocas periódicas para garantir que funcionem em caso de incêndio.

 

  • Saída de emergência

 

As saídas de emergência do prédio devem estar bem sinalizadas e sempre livres de obstáculos, para que seu acesso seja fácil. Além disso, os alunos devem ser informados sobre a localização das saídas de emergência para que consigam encontrá-las rapidamente em caso de necessidade.

 

  • Sinalização

 

Ambientes que oferecem algum risco, como laboratórios, por exemplo, devem estar bem sinalizados ? principalmente quanto a esses riscos. Desse modo, é possível evitar que alunos desavisados entrem e sofram ferimentos ou lesões. Além disso, placas indicando onde é a saída ou o banheiro, além de facilitarem o dia a dia, ajudam a evitar acidentes.

 

Fique atento! A escola também deve ser segura para alunos com necessidades especiais. Clique aqui e saiba como garantir que sua institução seja 100% acessível!

 

Medidas educativas para a prevenção de acidentes

 

  • Telefones de emergência

 

Números de telefones de hospitais ou dos bombeiros, por exemplo, devem estar pregados em local de fácil acesso para que sejam vizualizados em caso de emergência. Assim, em caso de acidentes, é possível acionar o auxílio necessário rapidamente.

 

  • Orientação

 

Para reforçar a prevenção de acidentes no ambiente escolar, alunos e funcionários devem ser orientados quanto ao bom uso do prédio e sobre ações de segurança para o dia a dia. É possível, por exemplo, realizar treinamentos de brigada de emergência, que já garantem

 

Saiba mais sobre o assunto! Veja 3 dicas para a prevenção de acidentes na escola!

 

Baixe o material: Ebook Gestão Escolar na Prática

 

Sua escola tem esse tipo de preocupação? Conte para a gente nos comentários, curta e compartilhe esse artigo!

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

1 comentários em “Dicas para a prevenção de acidentes na escola”

  1. Na minha escola tem tudo isso

    Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email