Como uma grade de horários balanceada melhora o rendimento dos alunos



Alunos desinteressados, cansados e desatentos ao conteúdo abordado. Qualquer outro assunto que não seja aquele trabalhado em sala de aula é muito mais interessante. Reconheceu esse perfil de turma? Ele é um dos grandes pesadelos das instituições de ensino. Portanto, se você identificou algo semelhante em sua escola, é hora de ficar atento, pois o baixo rendimento escolar pode estar diretamente ligado à má elaboração do quadro de horários.

Isso porque o correto balanceamento da grade de horários evita que os alunos tenham muitas aulas consecutivas de matérias similares, como um dia todo só de física e matemática, por exemplo, além de fazer com que fiquem mais dispostos, melhorando seu rendimento. Quando o aluno estuda em partes assuntos diferenciados, tende a se sentir mais animado, porque sabe que um novo intervalo chegará rapidamente. O cérebro tende a se concentrar mais e atingir maior produtividade do que quando ele estuda longos períodos de tempo um mesmo assunto.

Então, fica claro que a atuação do professor nesse processo é fundamental e um diferencial. Afinal, a criação de um quadro de horários que conta com a participação mais efetiva do professor também faz com que os estudantes estejam mais satisfeitos e bem dispostos. Com isso, as aulas são mais bem preparadas, melhorando a qualidade no ensino da instituição, assim como o rendimento escolar dos alunos.

Preparamos algumas dicas que, se trabalhadas em conjunto com o quadro de horários balanceado, certamente garantirão a otimização do rendimento escolar dos alunos da sua instituição. Confira!

  1. Deixar as janelas das salas de aula abertas para que tenham boa luminosidade;
  2. Organizar as aulas de educação física para os primeiros horários;
  3. Dar aulas no laboratório, incentivar a discussão em grupo e atividades que saem da rotina;
  4. Conversar com os alunos em sala de aula sobre a importância do descanso, fazendo com que o deem mais atenção à qualidade do sono e tentem adaptar seu organismo aos horários da escola
  5. Conscientizar os educadores sobre a importância do repouso para o desenvolvimento dos estudantes.

Para elaboração do quadro de horários de forma balanceada, a tecnologia será mais uma vez uma aliada das instituições de ensino. Saiba como.

Software para criação de quadro de horários

O software GridClass vem para ajudar os gestores a montarem o quadro escolar dos professores. O programa oferece a chance de fazer os horários adequados aos professores nas aulas de sua disciplina e avaliar cada profissional individualmente. Criado a partir de um poderoso algoritmo, o GridClass é capaz de relacionar automaticamente todos os dados e encontrar a melhor combinação possível de horário dentro da necessidade da escola.

Para Roberto Lent, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não faz sentido obrigar jovens a acordarem às seis da manhã e exigir deles que, uma hora depois, já estejam atentos para aprender matemática em suas primeiras atividades escolares. “Por essa lógica, seria muito mais produtivo, por exemplo, iniciar o dia com atividades lúdicas, como música ou esportes. Deixar aulas de disciplinas que demandam maior esforço e concentração para mais tarde”, explica.

Por esse motivo, o GridClass tem o compromisso de entregar não apenas um quadro viável, mas o melhor quadro de horários possível. Afinal, a combinação correta do horário das aulas e das atividades propostas é o que garante a otimização do rendimento escolar.

Entre outros itens, vimos o quão importante é um quadro de horários balanceado para a instituição de ensino, ainda mais, se a escola for voltada à preparação dos alunos para ingresso no ensino superior.

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email