Como um sistema de gestão escolar pode ajudar a proteger sua escola da crise econômica

7

Como proteger sua escola da crise econômica?

O aumento da inadimplência escolar, motivada pela crise econômica, encontra-se, atualmente, entre os maiores desafios na gestão escolar. Ela tem se apresentado em níveis preocupantes, especialmente nas escolas onde o preço da mensalidade é mais baixo. Atraídos pelos preços acessíveis, muitos pais matricularam os filhos em escolas particulares e, agora, estão fazendo o caminho inverso, voltando para as instituições públicas.

O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG) chegou a registrar, no ano passado, índices de inadimplência em algumas escolas de Belo Horizonte de até 50%, em especial aquelas cujas famílias provêm da Classe C. Para 2015, o mesmo sindicato estima uma taxa média de inadimplência ao redor de 12%, um número bem mais baixo, mas ainda preocupante.

Veja um artigo que explica o que é uma ferramenta de gestão escolar e como ela dever ser utilizada na sua escola ou curso

Já o Estado de São Paulo terminou 2014 com uma taxa média de 7,66% de inadimplência, de acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp). Entretanto, essa taxa tinha chegado a 9,70% na capital, em junho.

Os dados referentes ao ano de 2015 ainda não foram divulgados, mas o sindicato aconselha os gestores educacionais a estarem muito atentos ao gerenciamento de seus sistemas de cobrança e também às questões legais que os envolvem para evitar problemas legais.

Desafios atuais – como sua escola pode driblar a crise:

Diante da nova realidade, mais do que nunca os sistemas de gestão escolar ganham importância. Eles constituem a melhor alternativa na crise econômica que atravessamos, para que os gestores mantenham suas cobranças atualizadas com rigor, com todas elas programadas de forma automática e dentro da legislação.

Com a implantação de um sistema de gestão escolar, o gestor terá uma visão instantânea do andamento das cobranças necessárias através do acesso online, e de forma segura, a um painel de controle contendo gráficos e os indicadores financeiros.

Optando por implantar um sistema de gestão o gestor poderá também controlar, simultaneamente, todas as unidades do grupo de ensino, bem como todos os documentos emitidos pela escola. Assim fica muito mais fácil saber onde cortar gastos e onde investir, melhorando o gerenciamento dos recursos da escola, ajudando a instituição a passar pela crise sem traumas.

Todos saem beneficiados: diretores, secretários, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e pais ou responsáveis. Com um sistema para gerenciar a rotina da escola, os secretários otimizam o cadastramento dos pais e responsáveis pelos contratos financeiros e conseguem agilizar os procedimentos de cobrança dentro da legislação, controlando a inadimplência e notificando os responsáveis para que regularizem sua situação junto à instituição.

Além disso, os profissionais da administração conseguem melhorar os atendimentos, atender solicitações online, emitir boletins, histórico escolar, assim como providenciar a emissão de certificados. Tudo isso podendo ser visualizado integralmente pelos gestores.

Como se destacar no cenário educacional:

Com um sistema de gestão escolar, a escola ganhará destaque em relação às demais instituições. Os pais, que já têm uma rotina de trabalho super atribulada, poderão acompanhar a vida escolar de seus filhos mais de perto e valorizarão mais a escola por se preocupar com a facilidade e transparência nessa relação. Além dessa aproximação ser excelente para o resultado dos alunos, ela também fideliza os pais, que se sentirão mais seguros e confiantes com a instituição que escolheram para seus filhos.

O sistema de gestão escolar garante, ainda, que os pais e responsáveis tenham acesso a todas as ocorrências disciplinares da vida escolar dos filhos, incluindo a entrega de atestados para justificar eventuais ausências. Terão acesso, também, ao quadro de informações gerais da instituição de ensino, bem como estarão aptos a imprimir boletos e efetuar pagamentos online. Essas opções agilizam a troca de informações entre todos da comunidade escolar e evita que mal entendidos ocorram.

De seu lado, os professores também terão suas tarefas facilitadas, como por exemplo elaborar e acompanhar o calendário de aulas, e também obter indicadores de desempenho em relação às disciplinas e às turmas. Podem ainda efetuar o lançamento de notas e frequências dos alunos o que, sem dúvida, será uma ferramenta extremamente eficiente para o acompanhamento de pais e responsáveis em relação aos filhos.

Outra grande contribuição de um sistema de gestão escolar, em especial nesse tempo de crise econômica, é garantir, com a automatização de rotinas, uma importante redução do tempo gasto nas tarefas burocráticas. Desta forma, os gestores terão mais tempo livre para se dedicar ao que realmente importa, ou seja, ampliar a oferta de ensino de alta qualidade.

Você já havia observado como um sistema de gestão escolar pode ajudar a proteger a sua escola da crise econômica? Deixe o seu comentário!

banner_ebook-os-desafios-para-uma-gestao-de-sucesso_750x125

Agende uma demo - Geral