Como um aplicativo de comunicação pode contribuir para melhorar a sua gestão escolar

Como um aplicativo de comunicação pode contribuir para melhorar a sua gestão escolar

34

A gestão da comunicação em um estabelecimento de ensino é um dos desafios mais evidentes do nosso dia a dia, em especial pelo fato de envolver tantos públicos diferentes com os quais precisamos nos comunicar, como os coordenadores, o pessoal da área administrativa e financeira, os professores, os alunos e as famílias.
Para que a comunicação se faça da forma mais fluida e clara possível,os aplicativos tecnológicos utilizados como mediadores dessas trocas precisam ser os mais acessíveis para os integrantes de todos esses segmentos. Assim, é importante que a escola adote ferramentas completas, porém de fácil utilização para que todos os seus públicos tenham sucesso nessa interação.
Além de promover a comunicação interna, tão necessária no universo escolar, a gestão terá também um contato mais direto com os públicos externos, evitando todo aquele trâmite de papéis e diminuindo custos, tanto no envio dos comunicados quanto nas impressões. Garantir a sustentabilidade e ainda conseguir reduzir gastos  é  sem dúvidas a meta de todo o gestor consciente, não é mesmo?
É fácil perceber o impacto de um aplicativo que facilite o envio de informes e comunicados, aproxime professores, alunos e pais e ainda agilize as tarefas de todos os colaboradores. Com essa nova dinâmica, todos os setores conseguirão se comunicar de forma integrada e tudo funcionará melhor, o que resume os objetivos de uma boa gestão
Atualmente, com a grande aceitação das escolas, os aplicativos de comunicação escolar em smartphones – conhecidos como agendas digitais – aprimoraram-se como ferramenta customizada em relação às necessidades de cada instituição de ensino. De acordo com a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) em estudo sobre ’Mobilidade’, de 2013, no Brasil, 95% da população metropolitana utiliza dispositivos móveis, especialmente smartphones (40%). Essa parcela é muito expressiva e essa nova lógica não pode nem deve ser ignorada pelas escolas.

Soluções avançadas para aproximar os pais

Um dos grandes avanços das novas soluções é poder integrar os pais e responsáveis à vida escolar dos alunos na mesma plataforma de acesso. Promover tal inserção agrega uma enorme vantagem ao rendimento escolar dos alunos, uma vez que, está comprovado, que a aproximação dos pais com os professores e, ao mesmo tempo, com o dia a dia da vida escolar dos filhos é de extrema importância para a contribuição do aprendizado. Essa atenção por parte dos pais possui relação direta com a melhoria do rendimento escolar, conforme apontam inúmeras pesquisas.
Em especial, no Brasil, essa aproximação dos pais com a vida escolar dos filhos é de suma importância, uma vez que ela precisa ser estimulada de forma sistemática. De acordo com o Ibope, levantamento registrou que nada menos do que 93% dos pais não consideram que a família seja responsável pela educação dos filhos e, sim, que tal tarefa seja uma obrigação exclusiva da escola.  Como se vê, é um quadro preocupante que precisa de ação ativa da escola para ser melhorado.

A importância do acompanhamento da gestão

Para que a escola promova tal aproximação, no entanto, é preciso que ocorra de maneira segura. A comunicação precisa manter uma coerência com a linha educacional e com os valores que norteiam a escola. Assim, o seu acompanhamento deve ser exercido pela gestão. A ela compete estabelecer os canais participantes, bem como o momento mais adequado para as abordagens e, principalmente, controlar o conteúdo das informações passadas pelos professores aos alunos e pais. Não para censurar, é claro, mas para assegurar o melhor conteúdo. Nesse cenário, a utilização de aplicativos de comunicação (agenda digital) se destaca, já que a plataforma garante a seriedade necessária para a escola, sem perder a simplicidade que os processos comunicacionais na instituição precisam.

Que tal integrar a sua comunidade escolar utilizando tecnologias mais avançadas de comunicação? Você ajuda a promover o ensino, melhora a gestão e, ainda, traz os pais para dentro da escola! Conheça o WPensar Agenda Digital!Banner_Trilha-Eva_750x125