Como transformar as características da sua escola ou curso em benefícios



Você já parou para pensar que quando alguém opta por um produto ou serviço, está comprando não apenas o produto em si, mas os benefícios que ele irá trazer para sua vida?

Agora traga esse pensamento para dentro da sua escola: quando um pai procura por sua instituição de ensino, ele terá mais vontade de conhecê-la se você comunicar as características da instituição ou será mais impactado se você informar como estes benefícios serão positivos para a vida dele e de seus filhos?

Este é um bom ponto para refletir, principalmente nos primeiros meses  do ano letivo quando a grande preocupação das escolas é a captação de novos alunos.

O que os pais procuram quando pesquisam a melhor escola ou curso para matricular o filho?

Se os filhos são pequenos, com certeza a preocupação primordial dos pais é a segurança e o tratamento que o filho receberá. Afinal, essa já é uma fase de grandes mudanças e adaptações para os pequenos e, quanto menos eles sentirem por estarem longe de casa e da família, melhor.

Agora imagine o seguinte cenário:

Uma escola ”A” divulga em suas ações de marketing o número de monitores que disponibiliza por criança e como eles são cuidadosos, mostrando fotos de brincadeiras, crianças felizes, etc.

A escola “B” também possui esse benefício, mas não o destaca em sua comunicação e foca apenas em mostrar como suas instalações são amplas e bem equipadas.  A qual dessas instituições, pais preocupados com o cuidado e a segurança entregará o seu filho? Provavelmente à primeira instituição, pois ela conseguiu passar mais credibilidade e confiança no ponto que realmente importava para eles: o bem-estar de seus filhos

Percebeu a diferença? São os benefícios que ajudarão você na captação de novos alunos. Imagine a expectativa dos pais ao matricular os filhos na sua escola e busque adequá-las ao que sua instituição pode oferecer.

Uma lousa digital, por exemplo, deverá ser divulgada mostrando o quanto ela facilita o aprendizado das crianças, uma vez que aproxima a realidade que desfrutam em casa, no computador da família, da realidade da escola.

Ou ainda: será que esses pais querem saber sobre o tipo de aplicativo de intercomunicação que a escola usa ou que poderão acompanhar a vida escolar do filho a qualquer momento, de onde estiverem, assim como saber a hora que o filho entrou e saiu da escola e as datas de provas e até as notas? Certamente que sim, pois isso irá impactar diretamente a forma como podem manter contato com a instituição e participar mais ativamente da vida dos filhos.

Também é importante lembrar que

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Não confunda características com benefícios

De acordo com os especialistas em marketing, característica é um atributo que diferencia um produto do outro. Por exemplo, sua lousa não é tradicional, ela é digital.

São os detalhes específicos de cada um dos produtos, o que diferencia um do outro. Características, portanto, são o tipo, medidas, material, modelo, maneira de funcionamento, etc.

Sua escola pode ter tecnologias avançadas, biblioteca digital, horta, piscina e cursos extracurriculares. Mas se você não divulgar os benefícios que cada uma dessas características assegura, não conseguirá convencer, de forma eficiente, os pais e alunos para fazerem parte de sua comunidade escolar.

Para não haver mais dúvida nenhuma, saiba que todas as características de sua escola, mesmo básicas, contam com benefícios que podem ser explorados do ponto de vista de marketing. Veja só:

  1.    Localização: Se a sede da sua escola está num ponto central, bem movimentado, onde circulam transportes públicos, como ônibus e metrô, você pode usar tal característica para associá-la a benefícios como a facilidade de transporte para os jovens ou os pais que acompanham os filhos na escola. Se a localização, no entanto, for mais afastada, o benefício poderá ser a segurança do bairro;

  2.    Porte da escola: Sendo pequena, o benefício a ser explorado no marketing poderá ser o aconchego e o cuidado mais próximo em relação aos alunos. Se for maior, pode ser usado, por exemplo, o benefício que já começar a preparar crianças e jovens para escolas maiores de ensino médio ou mesmo para as faculdades;

  3.    Tempo de existência: Se a escola for recente, uma característica, a modernidade da metodologia, pode ser divulgada como um ótimo benefício, bem como o conforto das instalações. Se está atuando há bastante tempo, que tal valorizar o fato de ter uma cultura consolidada, além de uma história de muita experiência com o ensino?

Veja aqui outras formas de potencializar o marketing da sua escola ou curso.

Fique atento

Confundir características com benefícios é um erro de marketing comum. Lembre sempre de frisar os benefícios que sua escola oferece para os alunos. Saliente-os em suas mensagens de marketing, tanto escritas quanto verbalizadas. E você pode colocar um benefício ou vários, ao lado de cada uma das características que deseja apresentar.

Acostume-se a pensar nos pais e alunos como consumidores do saber que sua escola pode oferecer. Eles querem saber, portanto, como os produtos que sua escola oferece e os serviços educacionais apresentados pelos professores vão ajudar seus filhos no processo de ensino-aprendizagem.

Por isso, falar sempre das características acompanhadas de benefícios é uma ferramenta poderosa de comunicação e marketing!

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Por WPensar

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