Como se livrar das planilhas financeiras?



Colunas, números, fórmulas decoradas para a soma, outras para a divisão e arquivos diversos. Quem já fez um controle financeiro por meio de planilhas sabe bem o que é isso.

Quem não conhece o método saiba que, felizmente, há opções bem mais fáceis e descomplicadas de ter um parâmetro exato sobre a quantas anda a conta da sua escola. Se uma planilha “simples”, com dados gerais de apenas um correntista, dá um imenso trabalho e é cheio de pormenores, pior ainda é controlar uma planilha com centenas e até milhares de alunos.

Nessas horas, bom mesmo é contar com a tecnologia para manter tudo organizado. Há mecanismos que permitem o armazenamento de informações de forma muito mais complexa e que reduzem as chances de erros, tão frequentes e tão passíveis de acontecer nos controles manuais.

Gostaria de se ver livre das planilhas financeiras? Conheça as possibilidades e verifique qual delas se adequa melhor à necessidade da sua escola!

Adote um sistema financeiro

Um programa específico — software de gestão escolar — é o mais indicado, apesar de existir sites que cumprem com essa função. Ambos trabalham com comparativos entre todas as movimentações de conta, como lançamentos e despesas, de maneira automática, economizando bastante o tempo do administrador, já que tudo é feito eletronicamente.

Por não serem muito complexos, podem ser o passo inicial para você se livrar de planilhas financeiras. A maior dica aqui fica na questão do suporte. Opte por um sistema que seja automatizado e simples, mas que não precise da contratação de um especialista para ajudar no manuseio.

Integre dados

Os bancos investem pesado na automação de dados e de sistemas que otimizam o controle financeiro por meio de extratos, podendo ser importados ou exportados e deixando o seu software de gestão escolar abastecido de informações exatas e de fonte confiável. Essa é a grande vantagem em relação à planilha, que não possui essa função por ser bem mais simples. Adeus ás diferenças e às inconsistências na conciliação bancária!

Tenha relatórios à disposição

Preencher os campos um a um, manualmente, já não é necessário com o uso de um software de gestão escolar. Para quem precisa ir além e apresentar resultados a partir de dados financeiros, a única alternativa pelas planilhas seria a criação de gráficos com as informações ali contidas. O software de gestão escolar faz isso naturalmente, criando gráficos e relatórios importantes para a gestão e para a tomada de decisões no colégio, com a possibilidade extra de expandir informações de acordo com o que o gestor precisa.

Ganhe vantagens com outras funções

O software de gestão escolar não fica restrito apenas à realização do trabalho de controle financeiro. Muitos deles oferecem outras vantagens para o gerenciamento da área financeira, como tarefas do dia a dia que vão do pagamento de fornecedores, de despesas e de recebimento, ao controle de estoque de material escolar ou administrativo. Buscar o equilíbrio financeiro de uma instituição, seja qual for a sua especialidade, adequa o empreendimento à realidade dos novos tempos, bem como transmite maior segurança aos alunos na comprovação de dados.

Quer tranquilidade em atividades como plano de contas, pagamentos identificados por códigos, parcelas de mensalidades, convênios, recebimento de mensalidades e relatórios de apoio? Siga as nossas dicas e venha nos contar sobre o resultado!

 

tecnologia-educacional

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email