Como o marketing digital pode ajudar a sua escola na captação de alunos?



Atualmente é impossível pensar em um empreendimento de sucesso que não tenha presença marcante na internet. E muitas vezes o marketing via internet é muito mais eficiente e lucrativo que as ações de marketing tradicional. Se a intenção não é a venda direta, no mínimo a empresa se torna mais conhecida, fortalece sua marca entre os consumidores e pode inclusive se tornar referência no seu segmento.

E isso também pode ser aplicado nas escolas? Sim, o marketing digital para escolas hoje não é uma opção, mas uma necessidade. A influência da internet no nosso cotidiano é tão grande que uma empresa, ou escola, fora da rede, praticamente “não existe”, tendo o seu raio de influência significativamente limitado.

Para se estar na internet de uma forma que gere oportunidades para captação de alunos, além da consolidação do nome e da credibilidade da escola, fazendo com que ela se torne referência no ensino, não basta uma página em uma rede social mostrando eventos e atividades, é preciso ações concretas e uma estratégia bem definida de marketing digital, onde possa ser mensurado o ROI (retorno por investimento), sempre trabalhado de maneira a obter resultados cada vez mais expressivos.

Ferramentas de marketing digital – Como usar

Google

O marketing digital poderia existir sem ele – mas seria bem diferente do que é hoje. O Google é a principal página de buscas na internet. E estar bem posicionado no Google é garantir a audiência de milhões de pessoas.

Para chegar lá, há duas estratégias bastante usadas – os blogs e sites, e as campanhas no Adwords (serviço de anúncios do próprio Google).

Google Adwords

Esses anúncios do Google, além de posicionarem o anúncio da empresa sempre em locais bastante visíveis na página de buscas, estão em milhares de sites na internet, dando chance ao usuário de ter um alcance incrível. E melhor ainda, os anúncios Google são segmentados por palavras-chave, localização e público-alvo, o que garante que a chance de um potencial cliente visualizar seu anúncio é muito maior.

Blogs e sites

São seu “endereço” na internet. Com o site você pode mostrar todas as vantagens de sua escola. Pode falar sobre a proposta pedagógica, a tecnologia, o rendimento de seus alunos, a infraestrutura, atividades extracurriculares, tudo que torne sua escola atraente e em destaque perante as demais.

Com o blog, além de detalhar o dia-a-dia da escola, você pode tratar de temas educacionais, mostrando sua expertise no assunto e tornando sua escola uma referência, aumentando sua confiabilidade e respeitabilidade aos olhos dos pais e dos alunos em potencial.

Redes sociais

Excelente canal de informação e interação com o público – além de um meio de publicidade incrível – as postagens feitas em redes sociais podem ser visualizadas e compartilhadas por milhares de pessoas, isso em minutos. Assim, é interessante uma conexão entre a página da rede social e o blog – um ajuda a divulgar o outro.

Qual rede social usar? Atualmente existem várias, mas uma importante rede social que não pode ser negligenciada sem dúvida é o Facebook. E para atingir uma boa audiência pode ser interessante o investimento em Facebook Ads, ou seja, as campanhas internas de publicidade do próprio Facebook. Tem funcionamento semelhante às campanhas de publicidade do Google, com a diferença que são veiculadas somente na própria rede social.

Email Marketing

É importante se dedicar a construir uma lista de e-mails. Com captação geralmente dentro do blog da escola, as pessoas que dão seus endereços de e-mail, são pessoas realmente interessadas no seu negócio e naquilo que você tem a dizer. Então no e-mail você pode ser mais persuasivo e mais direto, mas também enviando informação de qualidade, para que as pessoas sintam que é vantajoso continuar recebendo seus e-mails.

Automação de Marketing

É a automatização dos processos acima – ou da maioria deles, ou seja, prepara o cliente para a aquisição do produto (ou matrícula, no caso) de forma quase automática, guiando os clientes através do processo de tomada de decisão.

Nesse contexto o conteúdo é extremamente importante, pois para atingir esse resultado, é necessário um conteúdo diferenciado para cada fase do processo de decisão de compra em que o cliente se encontra, deixando para a equipe de vendas, praticamente apenas o trabalho de preparar o contrato, trazendo o cliente já totalmente informado sobre o produto.

E você, tem utilizado o marketing digital na sua escola? Acha importante dominar as técnicas do marketing digital para obter bons resultados online? Conte para a gente nos comentários!

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Por WPensar

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3 comentários em “Como o marketing digital pode ajudar a sua escola na captação de alunos?”

  1. Author Image Luis G. Mendes disse:

    Estamos começando a elaborar o plano de marketing aqui da Noctuam Ensino. Obrigado pelas informações compartilhadas!

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      OLá, indicamos a leitura do ebook aquisição e retenção de alunos neste link para mais dicas sobre o assunto: http://materiais.wpensar.com.br/ebook-aquisicao-e-captacao-de-alunos

      obrigado pelo seu comentário!

      Responder

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