Como motivar os professores da minha escola?



Todo gestor de uma instituição de ensino sabe que dois elementos são essenciais para o bom andamento de uma escola: os alunos e os professores. No que diz respeito ao corpo docente de um colégio, há vários desafios referentes à sua atuação profissional. Com o tempo, muitos lecionadores se veem desmotivados e necessitam de alguns mecanismos de atualização e de integração.

Como colocar isso em prática? Como motivar esses professores? Veja algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa!

O poder das dinâmicas motivacionais

Dinâmicas motivacionais frequentes são uma boa forma de ajudar professores a superar algumas das dificuldades existentes, atualmente, em sua profissão. O perfil dos jovens tem mudado rapidamente, há aumento crescente de tarefas, eles devem se adaptar constantemente às novas tecnologias, entre outros fatores estressantes e desafiantes da profissão.

Por meio de dinâmicas profissionais, é possível reduzir os efeitos de fatores de estresse, criar laços de cooperação, como motivar professores, além de compartilhar experiências, frustrações e outros anseios que eles têm sentido em relação ao exercício da docência. Procure a ajuda de funcionários de recursos humanos para a realização dessas dinâmicas, com o objetivo de promover mais interação entre os docentes da sua escola e de motivá-los a melhorar a sua relação com a profissão.

Uma boa estrutura para os professores

O exercício da docência já apresenta diversos desafios pela própria natureza da relação professor-aluno, por isso, é importante fornecer recursos suficientes e de qualidade para que esses profissionais se sintam amparados para atingir os seus objetivos. Cada vez mais tecnológicas, as salas precisam de constante atualização de equipamentos, de recursos multimídia e de estrutura física.

São enormes as frustrações de um professor que precisa de certos recursos para dar sequência às suas aulas e que conta com uma estrutura física escolar precária. Esse tipo de situação, se constante e reiterada, leva muitos profissionais a se verem desmotivados e com o sentimento de que o seu trabalho na instituição é, praticamente, impossível de ser realizado.

Formas de atualização profissional

Com os avanços tecnológicos, da ciência e das formas de acesso às informações, é muito comum que os próprios alunos tragam para a sala de aula informações desconhecidas por professores. São exemplos: debates em curso no mundo acadêmico e outras questões relacionadas à repaginação nessa área. Por essa razão, é imprescindível que o corpo docente da sua escola passe por constantes formas de atualização profissional.

Como motivar professores a se atualizar

Isso pode ser realizado de diversas formas! A escola pode promover cursos internamente, como também incentivar — financeiramente e por meio de convênios — que esses profissionais procurem por cursos de atualização e por especializações fora dos muros da instituição.

Além disso, é importante que as próprias metodologias de ensino e as próprias formas de avaliação utilizadas pelos professores da sua escola sejam adequadas. Procure organizar sistemas de avaliação, para verificar a existência de deficiências que, eventualmente, necessitem de melhoramento e de correção.

Que tal colocar essas recomendações em prática na sua escola? Para mais informações, deixe aqui a sua dúvida ou a sua sugestão!

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email