Como liderar um time de professores?



Algumas profissões são encaradas de maneiras diferentes pelas pessoas perante a simples menção de suas funções. Um desses casos é o do professor. Tido por muitos como a profissão mais importante existente, pois é dele que surgem todos os demais profissionais que conduzem o mercado de trabalho do mundo inteiro, o professor também é um especialista que precisa de condução para executar adequadamente seu trabalho.

E é ai que entram os diretores e coordenadores pedagógicos. São eles os responsáveis por liderar um time de professores e deixá-los à vontade para fazer o que fazem melhor: ensinar.

Se em sua escola há dificuldades no trato com eles e a liderança é difícil, mostraremos aqui como você pode contornar esta situação e liderar um time de professores.

Como ser um líder para os professores

É importante lembrar sempre que o profissional do ensino é semelhante a outros em vários aspectos. Assim sendo, você deverá se transformar em um gestor e utilizar técnicas usadas nas pequenas, médias e grandes corporações para liderar seu time de professores.

Ajude-os a encontrar motivação

Existe algum líder que consegue tirar o melhor de sua equipe sem determinar e demonstrar claramente o objetivo em questão? Claro que não! Em pleno século XXI ainda existem “líderes” que acreditam que o salário no final do mês é todo o motivo que o profissional precisa para se dedicar. São inúmeras as pesquisas que denotam o erro neste tipo de pensamento. Pessoas pensam mais nos benefícios, na qualidade de vida e nas condições de criar algo maior do que simplesmente no salário a ser recebido.

Dê um significado ao seu time de professores e mostre a eles o quanto eles são importantes e necessários para conquistar um objetivo maior do que eles mesmos.

Organize seus quadros de horários e ofereça planejamento estratégico

Muito bem, eles sabem que devem chegar no horário determinado e dar aula. Mas e as outras coisas? Planejamento pedagógico? HTPC? Quadro de horário de aulas? Compromisso dos demais funcionários no alcance das metas?

A maior parte do planejamento para o ano inteiro deve ser apresentado com organização e convicção já na semana pedagógica no começo do ano letivo.

Utilize a tecnologia para conseguir um quadro de horários dos professores como o software especializado nessa função, o Grid Class.

Quanto mais organização e confiante em si e no seu próprio trabalho, maior será a inspiração que passará ao restante dos profissionais da escola e não somente aos professores.

Recompense sua equipe

Os objetivos foram postos e você demonstra todos os dias sua capacidade e competência para liderar, mas algo ainda está faltando. E este algo é a recompensa merecida aos professores por um ano duro de trabalho e a meta alcançada.

Ofereça uma recompensa aos seus professores pelo objetivo (ou objetivos) conquistado. Pode ser uma festa de confraternização, um abono salarial, flexibilidade para a resolução de problemas pessoais aos professores modelos, entre outras coisas. O prêmio servirá de motivação para seus professores e tornará sua liderança mais tranquila e satisfatória aos olhos de seus comandados.

E então, mais preparado para liderar seu grupo de professores? Tem outra dica a compartilhar? Deixe um comentário!

 

 

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email