Como fazer um site e registrar um domínio

34

Fazer um site é uma tarefa mais simples do que se pode imaginar. Se você tem uma escola, uma empresa ou um estabelecimento e quer otimizar a sua divulgação na rede, então este artigo é para você. Aqui, mostraremos o passo a passo de como criar um site e registrar um domínio, com dicas para fazer com o que ele tenha um diferencial e atraia muitos visitantes!

Ficou interessado? Acompanhe!

Fazendo um site

Para a empresa ter uma página, ela precisa contratar um profissional que faça a programação e o desenvolvimento da parte visual da página. Muitas pessoas oferecem esses dois serviços, embora algumas empresas optem por contratar um designer específico e, depois, outra pessoa para colocá-lo no ar. Há algumas plataformas online para fazer sites, no entanto, elas possuem ferramentas muito limitadas e, muitas vezes, não servem para empresas e instituições.

Levantando o nome ideal para o site

O nome de um site é muito importante para que as pessoas encontrem a página, principalmente pelos sistemas de busca disponíveis na rede. Ao escolher o nome, tenha em mente o que as pessoas irão digitar no momento em que estão procurando pelo serviço que você oferece.

Para isso, o nome deve ser simples e direto, como o nome da escola sem abreviações mas de forma sintética, curta e sem hifens. O nome deve ser fácil de guardar e de ser lembrado.

Uma forma de ampliar o acesso ao site pelo nome é, ao invés do nome da instituição, colocar palavras chaves. Porém, essa maneira é mais indicada para instituições menos conhecidas, que não desejam se afirmar pelo nome, mas pelo serviço.

Escolhendo a extensão do domínio

Para registrar um domínio, é necessário escolher se ele vai terminar em .com, .info, .pt ou em outra extensão. Uma vez escolhida, o site deve ter um serviço de hospedagem, que é onde as páginas ficarão “alojadas”.

Para ter a exclusividade do nome escolhido, é indicado que se registre o site em várias extensões. Você pode direcionar todas para o site da empresa, no entanto, evite que outra pessoa registre outra página com o mesmo nome e não faça confusão na hora da busca na internet.

Registrando o domínio

Para registar o domínio, é necessário informar um CPF ou CNPJ, da pessoa ou instituição responsável pelo site. Você deve acessar algum site de registro e comprar um domínio daquela empresa.

O domínio é definido pelo nome da instituição + extensão, por ex.: “comofazerumsite.com.br.” O pagamento pode ser feito, geralmente, através de um boleto bancário ou de um cartão de crédito.

O registro é feito em até um dia útil depois de comprovado o pagamento. Uma vez contratado o domínio, este tem validade de 1 ano.

Após o período, é necessário renová-lo. O custo anual varia, mas custa em média de R$40,00 a R$ 70,00.

Contratando um serviço de hospedagem para o seu site

Com o domínio comprado, deve-se escolher um serviço de hospedagem onde as suas páginas estarão “alojadas” na rede. Esse serviço permite que você tenha espaço para postar conteúdo multimídia e interativo, com o espaço que você precisa. Alguns serviços de hospedagem oferecem facilidades como e-mail exclusivo com o nome do site, criação de formulários e interface de manutenção facilitada. Escolha o que melhor se encaixe nas necessidades de sua instituição para garantir que todos da comunidade escolar tenham a melhor experiência de acesso possível.

Este artigo te ajudou a entender melhor como funciona a criação e hospedagem de um site? Tem outras dicas? Compartilhe conosco nos comentários!

banner-pagina de materiaisAgende uma demo - Geral