Como fazer da rotina uma aliada

14

A rotina, embora pareça um elemento que engessa e limita a criatividade e a espontaneidade, é um recurso valioso em sala de aula. Bem utilizada, pode garantir bons resultados na classe, ajudando a melhorar o comportamento dos alunos e o rendimento escolar.

Quanto menor a criança, mais ela se beneficia da rotina escolar. Crianças, principalmente as muito pequenas, sentem-se seguras diante de uma rotina bem estruturada – sabem o que esperar a cada hora do seu dia.

Uma rotina bem definida pode também ser implantada no cotidiano dos maiores com proveito, embora haja a necessidade da diversificação constante das atividades para mantê-los estimulados e motivados.

As crianças se acostumam rapidamente com os horários estipulados: a hora de comer, de descansar, de brincar, tudo é previsto e esperado ansiosamente por eles. Os alunos podem até se sentir frustrados, ansiosos e mais agitados que o normal quando ocorrem quebras, mudanças ou atrasos na organização das tarefas diárias.

A rotina no cotidiano do educador

Não apenas em sala de aula, mas no seu cotidiano escolar, o educador pode sentir os benefícios da organização e do planejamento prévio de suas atividades. Como podemos ver abaixo:

Otimizando o tempo do professor

Como o professor planeja as atividades que serão dadas durante a semana? Improvisa? Deixa para pensar em tudo na última hora? Ou segue um planejamento prévio? Por mais que o improviso seja bem-vindo algumas vezes, deixar as atividades de sala totalmente à mercê da inspiração é receita certa para o caos.

Um bom planejamento prévio libera tempo para o professor se dedicar a outras atividades de seu interesse, como a formação continuada. Com tudo já definido, o professor não tem necessidade de perder tempo precioso diariamente escolhendo atividades e separando materiais para o trabalho com os alunos.

Inserindo os alunos na rotina

Sabendo antecipadamente o que irá acontecer na sala de aula e as atividades que serão desenvolvidas, os alunos se sentem mais tranquilos, sem aquela ansiedade que surge da incerteza.

Ter o conhecimento prévio do assunto que será abordado também permite aos alunos que pesquisem antecipadamente, tragam informações novas e até mesmo que possam elaborar perguntas pertinentes ao conteúdo a ser trabalhado.

Preparando o espaço e os materiais

A atividade a ser desenvolvida será ao ar livre? Ou uma apresentação de slides? O professor tendo tudo previsto de antemão, pode contar com os recursos que a escola oferece, permitindo ao gestor ou ao diretor que distribua adequadamente os recursos para todas as salas, de modo que todos possam utilizar sem atropelos. Além disso, o professor também conta com mais tempo e facilidade para definir os materiais didáticos que serão utilizados.

A importância da continuidade

Com uma rotina previamente estabelecida, os alunos compreendem que há continuidade e lógica na apresentação dos conteúdos diários. Percebem que o conhecimento é adquirido por etapas e há um crescimento do nível de dificuldade da matéria, possibilitando que eles mesmos verifiquem a progressão de seu aprendizado, além de facilitar a avaliação por parte do professor.

Qual é a sua percepção a respeito da necessidade da rotina em sala de aula? Considera a rotina uma aliada no cotidiano da classe? Compartilhe suas experiências conosco!

banner-pagina de materiaisAgende uma demo - Geral