Como economizar tempo para a sua escola

22

A rotina diária de um colégio é intensa, pois vai muito além da ministração das aulas. Por trás das atividades de ensino aprendizado, há toda uma estrutura de gestão escolar.

Ela envolve o atendimento de pais e de alunos, a realização de reuniões pedagógicas e o gerenciamento dos recursos humanos e pedagógicos. Além da execução de procedimentos burocráticos para manter a instituição funcionando com fluidez e na mais perfeita ordem.

Em síntese, integrar o corpo de educadores e de gestores de um colégio é uma missão bela, mas também muito desafiadora. Justamente por isso, ela requer planejamento e organização para agilizar e otimizar os processos.
Quer saber como economizar o tempo da sua escola, sem comprometer negativamente a qualidade do ensino? Continue lendo o nosso artigo!

Saiba delegar tarefas
Para aumentar a produtividade dos professores, dos coordenadores, dos secretários e dos demais membros da comunidade escolar, aprenda a descentralizar tarefas e a distribuir responsabilidades. O diretor não precisa acumular funções!
O diretor deve saber designar atribuições entre os colaboradores, considerando as potencialidades e as limitações de cada um. Assim, ninguém ficará sobrecarregado.

Evite reuniões muito longas
Reuniões longas demais são improdutivas! O ideal é que elas tenham hora para começar e para terminar.
O início de uma reunião deve ser pontual, o encontro deve ser comunicado aos participantes previamente e as pautas precisam estar claramente definidas, para evitar devaneios e prolongamentos desnecessários. Desse modo, você economiza tempo escolar e não realiza reuniões enfadonhas que nunca chegam a lugar algum.

Não abra mão de planejamento
Deveria ser proibido abrir mão do planejamento escolar. Nesse contexto, a organização deve ir além de questões pedagógicas. O planejamento deve fazer parte de tudo, desde o abastecimento de materiais até à programação do baile de carnaval. Crie o hábito de planejar, estrategicamente, a sua gestão!

Planeje as divulgações na mídia, crie checklists diários de atribuições, elabore cronogramas de atividades semanais e monte um calendário anual. Com essas medidas, você vai economizar tempo escolar durante o ano letivo, minimizar os erros de execução e também os imprevistos que teimam em nos fazer reprogramar a nossa rotina.

Use a tecnologia ao seu favor
Atualmente, as ferramentas tecnológicas apresentam um super potencial para agilizar os processos na escola. Hoje em dia, equipamentos como tablets e computadores dividem espaço com os livros, as agendas e os arquivos físicos nos colégios, facilitando a elaboração de materiais, a emissão de documentos e também a organização diária da instituição escolar.

Como se não bastasse, existem plataformas e aplicativos voltados para a melhoria da comunicação entre pais e professores. Além de sistemas informatizados de gestão que possibilitam o controle de contas a pagar e a receber e integram vários setores e várias unidades quando a instituição possui filiais.

Organize o quadro de horários dos professores
Acabe de vez com aquela história de horários vagos, de professores substitutos, de atrasos e de docentes insatisfeitos com a hora designada para as suas aulas! Você vai economizar tempo na escola organizando melhor o seu quadro de horários da instituição. Uma boa maneira de tornar isso possível é usar ferramentas modernas que, em poucos minutos, configuram as melhores combinações de quadros de horários, respeitando as solicitações de todos os profissionais da escola.

Baixe o material: Ebook Produtividade na Escola (Starline)