Como contratar professores para minha escola?

11

Para garantir uma escola atrativa e de qualidade, é necessário se preocupar com a carga horária, com o material didático escolhido, com a estrutura do local, dentre outros pontos. Porém, de nada adianta tudo isso se o professor contratado não atender às expectativas do aluno e não estiver preparado e disposto para caminhar junto à escola. Por isso, uma boa análise na hora da contratação do docente é essencial para o sucesso. Será que esse profissional é o mais adequado para atender ao plano de ensino e à metodologia adotada pela instituição?

O que observar ao contratar um professor para a sua escola

1-      Experiência

A experiência pode ser um ponto a favor ou não da contratação de um docente. A primeira coisa é observar se a pessoa mudou muito de escola durante os últimos dois anos. Se isso aconteceu, é necessário saber o porquê. Pode ser por dificuldade de adaptação, o que é um ponto não tão bom, ou pode ser apenas porque a pessoa trabalhou substituindo um docente em licença maternidade ou de saúde, por exemplo.

Ao mesmo tempo, se a pessoa ficou longos anos em uma só escola, com uma metodologia específica, será que ela estará pronta para se adequar ao que a sua escola deseja? Pode ser que um professor menos experiente seja mais flexível a essas alterações e adequações.

2-      Cursos

Além da experiência, os cursos devem ser observados. Uma pessoa preocupada em se atualizar e procurar cursos na área estará certamente disposta a expandir os seus métodos de atuação.

3-      Características pessoais

Algumas características são essenciais para um professor de qualquer instituição. Saber trabalhar em grupo, estar aberto à novidade, flexibilidade, dinamismo e criatividade são aspectos muito importantes. Outro detalhe interessante e que pode ser perguntado na hora da entrevista é sobre o hábito diário da leitura. Será que a pessoa lê as notícias do dia? Sabe as últimas novidades? Isso é essencial para atrair um aluno para a sala de aula atualmente.

4-      Informática

Grande parte das escolas modernas procura levar a tecnologia para a rotina de ensino. Através disso, é possível atrair o aluno e acompanhar as necessidades dele, de maneira que a aula fique mais interessante instigante. Para isso, o professor tem que saber pelo menos o básico de informática. A escola pode e deve dar um treinamento na área para os docentes, mas se a pessoa já tiver uma noção básica, ajudará muito na adaptação.

5-     Domínio da classe

Ser um líder nato ajuda no domínio da classe, mas isso não significa que uma pessoa que não tem esse espírito de liderança não possa conseguir manter a atenção dos alunos. Ter um histórico de facilidade de conquistar a turma pode ser um diferencial, porém, não deve ser o ponto mais importante na hora da contratação. É válido lembrar que docentes jovens e recém-formados podem não ter tanta prática e ter um pouco mais de dificuldade nesse domínio. Para isso, a instituição conta com um coordenador para auxiliar. Ao mesmo tempo, essa pessoa com pouca ou nenhuma prática está aberta a aprender, a se moldar à metodologia local e a se aprimorar. Ou seja, é um profissional que pode muito bem ser o ideal para a sua escola.

6- Onde divulgar?

Ver todas as características do currículo e da experiência do docente é muito importante, mas outro ponto essencial para uma boa contratação é a divulgação da vaga em locais adequados.

Hoje, é possível usar a internet para isso e divulgar em grupos de Facebook de formandos na área, por exemplo. A vaga pode também ser colocada em sites especializados que filtram currículos e só enviam a informação para pessoas que atendem a todos os pré-requisitos. Vagas.com e Infojobs são sites que oferecem esse trabalho. Com a ajuda da tecnologia, você certamente irá acelerar a contratação e seleção do docente ideal.

Gostou das dicas? Vai contratar novos professores em breve? Conte pra gente nos comentários!

 

^A1D0642C0410C39DE61C7657D81AF36BC80FADDF602978D9DD^pimgpsh_fullsize_distr