Saiba tudo sobre atividades extraclasse

Como balancear o conteúdo aplicado em sala com as atividades extraclasse

80

Já não adianta mais tentar educar apenas através de aulas expositivas. É cada vez mais importante 

Hoje, com a internet, os estudantes têm cada vez mais acesso às tecnologias e diferentes formas de informação. A escola não é mais o único local onde podem adquirir o saber, mas deve continuar sendo o mais importante. Por isso, é fundamental que as instituições de ensino se modernizem e busquem se tornar atrativas e interessantes para um público tão “conectado”.

É nesse contexto que as atividades extraclasse vêm ganhando destaque, como uma solução capaz de atrair o interesse dos alunos, contribuir para a formação do aluno e complementar os ensinamentos da sala de aula.

Qual é a importância das atividades extraclasse?

Atividades extraclasse são importantes em diferentes aspectos, pois são capazes de motivar e promover o interesse dos alunos para os conteúdos estudados. Além disso, podem ser uma excelente oportunidade para ajudar os estudantes a compreender e assimilar o conteúdo apresentado em uma ou mais disciplinas.

Estas atividades não podem ser vistas como protagonistas, pois não substituem as atividades dentro de sala de aula, mas são um complemento importante. Por isso, é importante escolher as melhores opções extraclasse e saber balancear os conteúdos.
Acesse: Inscrição no blog

Quais são as melhores atividades extraclasse?

O principal requisito para o sucesso de uma atividade extraclasse é, sem dúvida, a relação entre ela e o currículo de uma ou mais disciplinas. A atividade deve ser uma oportunidade de vivenciar e aprofundar o conteúdo apresentado em classe.

O ideal é que a lista de atividades extraclasse seja também lúdica e estimulante. Assim, os alunos se tornam motivados. Um passeio a um parque ou uma praia para observar a fauna e a flora nestes ambientes pode ser combinado com uma aula de educação física, fazendo com que os alunos se exercitem ao ar livre e interajam com o meio ambiente. Dessa forma, é possível desenvolver neles habilidades espaciais e corporais, além de despertar uma maior consciência quanto ao meio ambiente e a importância da sustentabilidade, por exemplo.

Como engajar os alunos na atividade extraclasse?

É importante que os alunos vejam as atividades como parte do aprendizado e não meramente como um passeio ou uma oportunidade de “matar aula”. Cabe ao educador deixar esse conceito bem claro para os alunos e explicar antecipadamente como será a atividade e o que é espero que eles façam ou observem.

Outro recurso para garantir a atenção dos alunos é atrelar a atividade extraclasse a alguma avaliação, seja um relatório, uma apresentação ou mesmo uma prova, onde o estudante possa deixar claro o que aproveitou e assimilou da atividade.

Saiba mais: leia nosso artigo com 5 dicas para melhorar o aprendizado e engajar os alunos da sua escola!

Como balancear conteúdo e atividade extraclasse?

Por mais interessantes e proveitosas que sejam as atividades extraclasse, elas não podem substituir ou se sobrepor ao ensino em sala de aula. Elas devem ser um complemento. Assim, o ideal é realizar em média apenas uma atividade extra-classe por mês, para não prejudicar o cumprimento do calendário e do currículo.

Em que horário deve acontecer uma atividade extraclasse?

Deve-se tentar encaixar as atividades de uma determinada disciplina dentro do seu horário daquela aula, mas nem sempre isso é possível. Em alguns momentos, a atividade extraclasse pode ser realizada em uma saída de campo mais longa, que leve um dia inteiro.  Por exemplo: você pode levar seus alunos a uma cidade próxima para visitar algum museu histórico ou mesmo observar a arquitetura e aproveitar o trajeto para que seus alunos observem a vegetação e a ocupação dos espaços, explorando também o conteúdo de geografia. Assim, os alunos podem exercitar suas habilidades de observação e senso crítico e compreender melhor o ambiente onde estão inseridos.

Dentro do horário de aulas, você pode levar seus alunos a uma biblioteca para trabalhar literatura ou ao museu da sua cidade, para que vivenciem o que aprendem na aula de história, por exemplo Visitas a exposições também são uma ótima forma de ampliar o ensino de artes.

Entenda mais sobre a rotina escolar, pois assim será mais fácil planejar atividades extraclasse! Clique e leia o artigo sobre o assunto!

Afinal, quais são os objetivos de uma atividade extraclasse?

 

Esse tipo de atividade, embora pareça simples, ajuda os alunos a assimilarem o conteúdo e também desperta neles a curiosidade, permitindo que “aprendam a aprender” com o ambiente que os cerca.bOutro cuidado que se deve ter com uma atividade mais longa é tentar liga-la a mais de uma disciplina, maximizando os seus benefícios.

As atividades extraclasse, como falamos, são excelentes recursos, que devem ser explorados, mas mantendo a moderação para não prejudicar o andamento em sala de aula.

 

Clique e inscreva-se no evento: Como será a escola do futuro (Eleva, Tamboro, Árvore)
Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e comente aqui como você realiza as atividades extraclasse na sua escola!