Como alunos, educadores, gestores e escolas podem se beneficiar da inovação e da tecnologia?

Como alunos, educadores, gestores e escolas podem se beneficiar da inovação e da tecnologia?

38

A tecnologia nos auxilia em muitas tarefas do nosso dia a dia e, quando tratamos de educação, esse auxílio se torna ainda mais importante. Afinal, fornecer informações precisas, rápidas e frequentes aos professores e alunos torna o conhecimento fluido no ambiente escolar, enriquecendo a todos.

Contudo, mesmo com toda a facilidade, otimização de tempo e conhecimentos rápidos que a inovação tecnológica oferece, muitas escolas ainda não sabem como utilizar os benefícios da tecnologia para conseguir uma melhor gestão e, consequentemente, melhores resultados para a instituição.

Por que usar a tecnologia no ambiente escolar?

As inovações tecnológicas auxiliam em vários segmentos da escola, conseguindo interligar e ajudar todos os envolvidos na comunidade escolar, como os pais, alunos, gestores, professores e demais funcionários.

Baixe o material: Ebook Como inovar sua instituição de ensino com tecnologia educacional

Veja abaixo os benefícios da tecnologia nas escolas

Economia de tempo e dinheiro

O uso de inovações que auxiliem na gestão escolar não deve ser visto como um luxo, mas sim como uma prática essencial para o sucesso das instituições de ensino. É preciso também ter clareza de que essas aquisições não são um gasto, mas sim investimentos que trarão ganhos financeiros e de produtividade para escolas e cursos.

Imagine só quanta economia é possível ao não utilizar mais tantos papéis na hora de imprimir boletos bancários, informar aos responsáveis de alunos quanto ao boletim e outras informações sobre os estudantes, por exemplo.

Além disso, ao automatizar as tarefas que demandam muito tempo e não dão grandes retornos para a escola, sua equipe terá mais tempo disponível para se dedicar à melhoria do ensino e às atividades que realmente importam, como captação e retenção de alunos, relacionamento com a comunidade escolar e acompanhamento da rotina da instituição.

Maior controle sobre a grade escolar e eventos escolares

Pense também naquelas reuniões intermináveis para definir o calendário escolar, com eventos, passeios, festas e feriados. Junte a isso, ainda, o tempo gasto para definir a grade escolar do ano letivo, com as divisões para cada professor e suas respectivas disciplinas e horários. Fazer isso tudo manualmente ficou para trás.

O ideal é contar com um sistema que monte a grade escolar, de maneira mais otimizada possível. Assim, sobra mais tempo para pensar e amadurecer outras ideias que podem trazer inovações e outros benefícios para a escola.

O uso de sistemas que auxiliam a criação da grade escolar, de forma ágil e dinâmica, ainda é uma prática pouco difundida nas instituições de ensino,  principalmente porque, muitas vezes, os gestores não têm conhecimento de que esse tipo de tecnologia existe. Por este motivo é fundamental estar informado sobre as tendências no mercado educacional para que sua instituição apresente um nível de qualidade de ensino superior ao das demais.

A inovação tecnológica permite uma nova dinâmica, na qual todos os setores da escola ficam integrados de forma mais eficaz, rápida e fácil, características positivas de uma boa gestão escolar.

Baixe o material: Guia Planejar, Capacitar e Investir (sas)