Como ajudar o professor a lidar com uma turma muito agitada



Baixe o guia de engajamento e saiba como conquistar seus alunos!

Baixe o material: Guia Guia de engajamento para escolas

Confira as dicas para lidar com uma turma agitada!

Uma das maiores dificuldades dos professores em sala é de controlar uma turma agitada. Crianças pequenas são, por natureza, imaginativas, irrequietas, e cheias de energia –  e estão dispostas a gastar essa energia do modo mais barulhento possível. Alunos mais velhos, por sua vez, costumam se dispersar facilmente com celulares ou conversas com os colegas.

Em sala de aula, muitas vezes é difícil lidar com esses comportamentos dos alunos, principalmente quando os professores não têm muita experiência em classe. Como auxiliar o professor na difícil tarefa de conseguir disciplina na sala, prender a atenção dos alunos, fazer com que estes fiquem mais calmos e mais focados nas atividades? Abaixo, damos algumas dicas.

Quer saber mais? Entenda porque é importante a ação conjunta entre direção, professores e pais no combate à indisciplina.

Estabeleça combinados previamente

Já dizia o ditado que “o combinado não é caro”. É útil trabalhar com os alunos, já nos primeiros dias de aula, os comportamentos que serão aceitos e os que não serão.

Ao lidar com crianças, deve-se pensar em uma forma lúdica de estabelecer regras:

  • Pode ser interessante premiar as crianças que seguirem melhor os combinados com uma estrelinha ou uma distinção qualquer, que os incentive a seguir no caminho desejado.
  • Mantenha os combinados escritos em letras grandes, em local visível pelos alunos, durante o ano todo. Fale sempre com as crianças a respeito deles. Vale incrementar os combinados com figuras – principalmente para crianças menores.

Quando se trata de uma turma de alunos um pouco mais velhos, a abordagem pode ser diferente, pois esses estudantes já terão capacidade de controlar melhor seus próprios comportamentos

  • Explique aos alunos, logo no início do ano, como será a dinâmica da aula, das avaliações e deixe claro quais os limites em relação ao uso de celulares, por exemplo.
  • Pergunte à turma se eles têm alguma sugestão, aceite o diálogo com seus alunos. Assim, você consegue combinar amigavelmente os procedimentos que devem ser seguidos na sua aula.

Mantenha a calma

Os alunos são peritos em perceber o estado de espírito do professor, e além disso, são influenciados por eles. Se você ficar nervoso e/ou ansioso, fatalmente passará isso para os alunos, que por sua vez também se sentirão nervosos e ansiosos. Fique calmo, fale em voz baixa  e procure agir sempre com naturalidade. Evite ao máximo os gritos, que evidenciam descontrole emocional. Desse modo, é possível manter a autoridade em sala de maneira respeitosa e harmônica.

Leia mais: veja esse artigo que preparamos sobre os males do estresse em educadores.

Pare uns minutinhos

Ao perceber que os estudantes estão agitados, vale a pena parar alguns minutos, para que eles se acalmem um pouco. Há algumas maneiras de lidar com a turma agitada, e é preciso compreender se seus alunos vão conseguir respeitar a “pausa” que você propõe para depois retomar as atividades.

  • Apagar a luz, tocar músicas suaves, ensinar a prestar atenção na respiração são técnicas que ajudam a manter a calma: não só dos alunos, mas do professor também! Veja esse artigo sobre como a música pode ser utilizada na sala de aula!
  • Uma parada para uma conversa informal também é benéfica. Nesse momento, professores e alunos aliviam a tensão e podem trocar experiências valiosas, o que fortalece a relação entre eles e melhora toda a dinâmica do aprendizado.

Depois de um momento de descontração, é preciso que o professor também saiba retomar sua aula. Mesmo assim, um instante de relaxamento pode ser muito importante para que a aula não se torne maçante. Uma aula longa e cansativa é, com certeza, a receita para ter uma turma agitada e dispersa.

Diversifique as atividades

Uma maneira prática de controlar melhor as atitudes dos alunos é propor atividades diferentes daquelas rotineiras. Para isso, é importante que os alunos interajam entre si e depois troquem experiências com os outros.

  • Crianças pequenas podem ser separadas em “cantinhos”, com 4 a 5 crianças em cada um. Em um cantinho, você pode dispor massinha de modelar, em outro, pintura com lápis de cor ou guache, em outro cantinho você pode colocar um quebra-cabeças, além de outras atividades interessantes. Quando uma criança se cansar de um cantinho, pode trocar com outra.
  • Se seus alunos forem maiores, você pode organizar uma atividade em sala diferenciada. Organize as carteiras em círculo e proponha um debate sobre algum tema, ou faça brincadeiras como uma simulação de “tribunal”, por exemplo. Os alunos costumam se engajar, e com certeza se lembrarão por muito tempo dessas dinâmicas.
  • Permita que seus alunos usem a tecnologia a favor do aprendizado! Proponha alguma atividade de pesquisa on-line ou use recursos multimídia nas aulas. Você pode exibir filmes, sites interativos ou até mesmo games. Os estudantes com certeza vão adorar. Veja essas dicas de como utilizar a internet na escola!

Com essas técnicas é possível fazer com que os estudantes exercitem sua autonomia e se sintam mais motivados com a atividade proposta. Assim, se evita que eles fiquem dispersos e se tornem agitados.

Quer saber mais? Entenda como a tecnologia pode ajudar a combater a indisciplina.

Faça um planejamento prévio

Sim, há todo um planejamento do que deve ser trabalhado em sala, porém as atividades desenvolvidas para trabalhar os conteúdos são por conta do professor. Verifique o tempo médio de duração de cada atividade e o tempo que eles se mantém interessados em cada uma – crianças menores costumam ficar dispersas mais rapidamente – e planeje as atividades de modo que não haja pausas desnecessárias. Assim, os alunos ficarão atentos e ocupados durante todo o tempo da aula. Também é útil planejar atividades que possam ser desenvolvidas de forma individual, para que os alunos que terminam suas tarefas mais cedo que os outros não fiquem inativos.

Pratique a leitura

Leitura é sempre um eficiente meio de acalmar a mente e aprender a ter foco. Incentivar os estudantes a ler é deixar que eles tenham um momento de concentração e silêncio. Além disso, uma turma agitada pode ficar altamente engajada se gostar da leitura proposta.

  • As crianças gostam de ouvir histórias. Mesmo que os seus alunos já sejam alfabetizados, desenvolva o hábito de contar histórias para eles – capriche na entonação e na caracterização dos personagens, que eles certamente irão adorar.
  • É interessante propor a leitura em sala de alguns pequenos textos. Escolha algum texto relacionado à disciplina e sugira a seus alunos que leiam em voz alta, revezando. Cada pessoa lê um parágrafo. Os alunos tendem a ouvir o colega, e assim toda a turma se envolve com o texto;
  • Você também pode propor um momento de leitura silenciosa. Deixe que seus alunos escolham o  que lhes interessa, e dê a eles um momento para que se concentrem. Assim, os estudantes se mantém tranquilos.

Como vimos, a leitura não precisa ser um momento totalmente solitário. Contando histórias ou propondo uma leitura coletiva é possível proporcionar às crianças e adolescentes um momento tranquilo e prazeroso.

Veja como a tecnologia ajuda estimular os alunos a ler mais! Clique aqui!

Como você costuma trabalhar com uma turma agitada? Gostou das dicas acima? Compartilhe suas experiências com a gente!

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

13 comentários em “Como ajudar o professor a lidar com uma turma muito agitada”

  1. Author Image Rosânia G. disse:

    Gostei muito dessas orientações, nos ajuda muito, mesmo não estando em sala de aula, é muito bom para o nosso conhecimento, porque estou terminando o curso de pedagogia.

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi Rosânia! Que bom que você gostou!

      Você pode se cadastrar na nossa newsletter, assim você passa a receber por e-mail as novidades do blog!
      Inscreva-se aqui: http://materiais.wpensar.com.br/blog-vamos-mudar-a-educacao-grupowpensar

      Um abraço!

      Responder
  2. Sou professor do Ensino Fundamental I, gostei demais das dicas.

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Olá Glauci! Que bom que você gostou!

      Você pode se cadastrar na nossa newsletter, assim você passa a receber as novidades do blog por e-mail!
      Inscreva-se aqui: http://materiais.wpensar.com.br/blog-vamos-mudar-a-educacao-grupowpensar

      Um abraço!

      Responder
  3. Author Image lidia disse:

    oi, muito bom, gostei muito. estou trabalhando com uma turma de 3 a 9 anos e tem alguns de inclusão, estou com dificuldades para trabalhar com eles pois trabalho de 8 as 11 sem intervalo, você pode meda umas dicas, por favor

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Olá Lidia!

      Achamos que esse artigo sobre rotina escolar pode te ajudar a trabalhar com sua turma.
      Confira aqui: http://blog.wpensar.com.br/comunicacao-escolar/a-importancia-da-rotina-escolar/

      Esperamos que você goste!
      Um abraço!

      Responder
  4. ola boa noite! bom saber disso ..
    por causa de uma situaçao com a professora da minha filha..muito obrigaa me ajudo muito!

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi Andreia! Que bom que você gostou!
      Se você quiser receber por email as novidades do nosso blog, pode se inscrever na nossa newsletter!

      Cadastre-se aqui!: http://materiais.wpensar.com.br/blog-vamos-mudar-a-educacao-grupowpensar

      Um abraço!

      Responder
  5. Author Image Elane da SS disse:

    É muito bom saber que posso contar com a orientação e apoio de outros profissionais da área de Educação. Parabéns pela iniciativa! Que Deus continue abençoando, protegendo e dando sabedoria a cada pessoa envolvida neste trabalho.

    Responder
  6. Eu hoje foi muito difícil trabalhar com aluno na sala com 32 alunos com a faixa de idade de 11 a 13 anos.

    muito agitados, conversa muito na sala de aula o tempo todo. o que devo fazer para melhorar esses alunos. por favor me ajuda.

    Responder
  7. Muito bom nos ajudan muito, hoje as crianças estão muito agitada dentro de sala é muito bom contar com esse apoio.

    Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email