Como ajudar o professor a lidar com uma turma muito agitada



Uma das maiores dificuldades dos professores em sala é a de controlar os alunos. Crianças são, por natureza imaginativas, irrequietas, e cheias de energia –  e dispostas a gastar essa energia geralmente do modo mais barulhento possível.

Porém, em sala de aula, muitas vezes essas características infantis são difíceis de contornar, principalmente para professores sem muita experiência em classe. Como auxiliar o professor na difícil tarefa de conseguir disciplina na sala, prender a atenção dos alunos, fazer com que estes fiquem mais calmos e mais focados nas atividades? Abaixo, damos algumas dicas:

Estabelecer combinados previamente

Já dizia o ditado que “o combinado não é caro”. É útil trabalhar com as crianças, já nos primeiros dias de aula, os comportamentos que serão aceitos e os que não serão. Pode ser interessante premiar as crianças que seguirem melhor os combinados com uma estrelinha ou uma distinção qualquer, que os incentive a perseverar no caminho previamente traçado.

Mantenha os combinados escritos em letras grandes, em local visível pelos alunos, durante o ano todo e sempre fale com as crianças a respeito deles. Vale incrementar os combinados com figuras – principalmente para crianças menores.

Mantenha a calma

As crianças são peritas em perceber o estado de espírito dos adultos, e além disso, ser influenciados por eles. Se você ficar nervoso e/ou ansioso, fatalmente passará isso para os alunos, que por sua vez também se sentirão nervosos e ansiosos. Fique calmo, fale em voz baixa (evite ao máximo os gritos, que evidenciam descontrole emocional) e procure agir sempre com naturalidade.

Pare uns minutinhos

Ao perceber que as crianças estão agitadas, vale a pena parar alguns minutos com eles, para que eles se acalmem um pouco. Apagar a luz, tocar músicas suaves, ensiná-los a prestar atenção em sua respiração – são técnicas que ajudam a manter a calma, não só dos alunos, mas do professor também!

Diversifique as atividades

Uma maneira prática de controlar melhor as atitudes das crianças é separá-las em “cantinhos”, com 4 a 5 crianças em cada um. Em um cantinho, você pode dispor massinha de modelar, em outro, pintura com lápis de cor ou guache, em outro cantinho você pode colocar um quebra-cabeças, além de outras atividades interessantes. Quando uma criança se cansar de um cantinho, pode trocar com outra.

Faça um planejamento prévio

Sim, há todo um planejamento do que deve ser trabalhado em sala, porém as atividades desenvolvidas para trabalhar os conteúdos são por conta do professor. Verifique o tempo médio de duração de cada atividade e o tempo que eles se mantém interessados em cada uma – crianças menores costumam ficar dispersas mais rapidamente – e planeje as atividades de modo que não haja pausas desnecessárias. Assim, as crianças ficarão atentas e ocupadas durante todo o tempo da aula. Também é útil planejar atividades que possam ser desenvolvidas de forma individual, para que os alunos que terminam suas tarefas mais cedo que os outros não fiquem inativos.

Pratique a leitura

Leitura é sempre um eficiente meio de acalmar a mente e aprender a ter foco – as crianças gostam de ouvir histórias. Mesmo que os seus alunos já sejam alfabetizados, desenvolva o hábito de contar histórias para eles – capriche na entonação e na caracterização dos personagens, que eles certamente irão adorar.

Como você costuma trabalhar com os alunos mais agitados? Considera as dicas acima úteis? Compartilhe suas experiências com a gente!

bn-perfil-do-professorAgende uma demo - Geral

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

7 comentários em “Como ajudar o professor a lidar com uma turma muito agitada”

  1. ola boa noite! bom saber disso ..
    por causa de uma situaçao com a professora da minha filha..muito obrigaa me ajudo muito!

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi Andreia! Que bom que você gostou!
      Se você quiser receber por email as novidades do nosso blog, pode se inscrever na nossa newsletter!

      Cadastre-se aqui!: http://materiais.wpensar.com.br/blog-vamos-mudar-a-educacao-grupowpensar

      Um abraço!

      Responder
  2. Author Image Elane da SS disse:

    É muito bom saber que posso contar com a orientação e apoio de outros profissionais da área de Educação. Parabéns pela iniciativa! Que Deus continue abençoando, protegendo e dando sabedoria a cada pessoa envolvida neste trabalho.

    Responder
  3. Eu hoje foi muito difícil trabalhar com aluno na sala com 32 alunos com a faixa de idade de 11 a 13 anos.

    muito agitados, conversa muito na sala de aula o tempo todo. o que devo fazer para melhorar esses alunos. por favor me ajuda.

    Responder
  4. Muito bom nos ajudan muito, hoje as crianças estão muito agitada dentro de sala é muito bom contar com esse apoio.

    Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email