Como administrar tablets em sala de aula

35

A tecnologia é algo que veio pra ficar e ficou! Por isso mesmo, devemos usá-la a nosso favor, tornando-a nosso “braço direito”.

Além disso, outro fator que  devemos levar em consideração é que as gerações mais novas têm total domínio dos mais avançados aparelhos na palma da mão e não devemos separá-los dos meios tecnológicos, mas sim, achar soluções para que eles completem uma à outra.

Seja em casa ou na escola, se bem desenvolvida, a relação da criança com a tecnologia será benéfica para o aprendizado. Por isso, neste post vamos dar algumas dicas para uma melhor organização dos dispositivos em sala de aula e entender como os tablets podem ser usados em prol do aprendizado
Baixe o material: Ebook Como inovar sua instituição de ensino com tecnologia educacional

Tablet: seu aliado na sala de aula

De imediato, assim que o tablet for implantado nas aulas, talvez haja um estranhamento por parte dos alunos, afinal eles estão acostumados com o modelo tradicional de ensino que usa livros, papéis, lousa, etc. Mas uma coisa é certa: ter na escola algo mais próximo da rotina de diversão deles será muito bem-vindo.

Claro que a proposta não é eliminar os objetos usados pelo modelo tradicional, mas sim aliá-los aos objetos mais tecnológicos, como o tablet. Estes são usados de forma individual e como ferramenta de apoio que, com certeza, chamará mais a atenção dos alunos em sala.

A tecnologia e a educação devem andar juntas para prender mais a atenção dos alunos e facilitar a troca dos conteúdos com os professores.

Para que a experiência em sala de aula seja mais rica, o mais interessante é deixar que quem conduza a aula com o auxílio do tablet seja o aluno, pois o professor tem formação instrucional e está acostumado a liderar as atividades em sala. Porém, quando o aluno vai determinando os rumos de uma aula junto com o professor, este passa a ser um mediador das ideias e atividades, facilitando a fixação dos conteúdos.

O apoio dos tablets em sala deve ser também utilizado como ferramenta para avaliar o rendimento escolar dos alunos, já que haverá interesse maior em participar e ver as aulas por meio de uma ferramenta tão próxima à realidade deles.

Conheça algumas vantagens do uso do tablet no ambiente escolar:

  • O aluno ou o professor ficou com dúvida sobre uma matéria ou informação? Com o uso da tecnologia em mãos – tablet – fica muito mais fácil e rápido o acesso às pesquisas e informações, sejam via Internet e/ou via arquivos já baixados no aparelho, como e-books, revistas, jornais, etc…
  • A mochila está pesada? Então, isso não acontece com o auxílio dos tablets porque o conteúdo de livros e cadernos passa a ser armazenado nos pequenos aparelhos, que vão com os alunos para casa;
  • Sair da rotina. Que tal deixar as carteiras de lado? Com os tablets em mãos, fica muito mais fácil organizar círculos de discussão, duplas em qualquer local inclusive fora da sala de aula, como pátio, jardim e afins. Sem depender de equipamento ligado à tomada, a mobilidade é muito maior;
  • Sem perda de conteúdo: com a possibilidade de salvamento automático, fica muito mais seguro, rápido e fácil salvar as informações, sem risco perdê-las;

Clique e inscreva-se no evento: A importância das Tecnologias Educacionais (Bett Brasil Educar, Nova Escola, Colegio Pentagono e FGV SP)