Captação de alunos – 7 passos que você não pode ignorar na sua escola ou curso

Captação de alunos – 7 passos que você não pode ignorar na sua escola ou curso

23

A concorrência hoje no campo da educação está bastante acirrada. É necessário que o gestor escolar seja organizado, confiável e inovador no que tange à captação de alunos. Organizado, para que se tenha em mãos sempre que necessário os dados de seus possíveis alunos e respectivos responsáveis, bem como o resumo das conversações que tiveram; confiável, porque a escola precisa cumprir com todas as vantagens anunciadas aos responsáveis por ocasião da matrícula do aluno, e inovador, para apresentar qualidades que sua instituição de ensino possui de forma exclusiva.

O fato de você estar lendo esse artigo já denota uma preocupação de sua parte em inovar em sua escola ou curso, o que já conta pontos a favor em sua administração. Daremos aqui alguns passos para que o número de suas matrículas aumente e você consiga também manter seus alunos em sua instituição de ensino:

1. Antes de começar a captação de alunos, faça um estudo prévio do seu público-alvo.

É essencial conhecer bem seu público-alvo: que tipo de pessoas são, do que gostam, o que não apreciam, o que valorizam, onde vivem, etc. Esse perfil pode ser traçado a partir de entrevistas com os próprios estudantes e seus responsáveis.

Para saber como definir seu público-alvo e as personas ideais para sua escola ou curso, clique aqui e baixe um ebook completo com um passo a passo.

2. Fique atento aos anos finais dos ciclos de captação de alunos

Responsáveis geralmente mudam os alunos de escola nos finais dos ciclos, ou seja, após o 5º ano do fundamental I e depois do 9º ano, no fundamental II. Saiba se essas famílias estão satisfeitas com a escola, para não surpreender-se com uma evasão indesejada.

Baixe aqui um modelo de pesquisa e saiba se os responsáveis estão satisfeitos com a sua instituição de ensino.

3. Prepare sua escola ou curso para a inclusão

É essencial que sua escola esteja pronta para receber alunos com necessidades especiais. Para tanto, é necessário verificar as exigências físicas de sua escola, bem como treinar seus professores e equipar sua instituição de materiais inclusivos.

4. Receba bem os responsáveis

Tenha uma sala preparada para receber os responsáveis de possíveis alunos de sua instituição. Ao invés de recepcioná-los em sua secretaria ou em uma sala de direção pequena, separe uma sala de aula ou um auditório, organizado, limpo, sem quadros, mas sim com trabalhos feitos pelos alunos decorando as paredes. Deixe sempre disponível água, café, chá e bolachas. Desse modo, eles sentirão o ambiente de sua instituição de ensino.

5. Organize eventos durante o período de captação de alunos

Prepare uma apresentação para os responsáveis, leve-os para fazer um tour pela instituição, faça alguma espécie de sorteio para que possa obter os dados essenciais de contato com os pais. Abra, no final da apresentação, um espaço para perguntas. Essa interação fará com que você saiba quais são as possíveis objeções dos responsáveis. Por último, entregue o panfleto de sua escola ou curso e, se possível, alguma espécie de brinde.

Faça os panfletos de sua instituição de ensino com a máxima qualidade gráfica, pois eles trarão a primeira impressão de sua escola ou curso.

6. Cuide da mídia social de sua instituição

Tenha uma homepage com informações básicas aos responsáveis, que tenha um formulário simples para que você e sua equipe tenham acesso  ao contato dos possíveis estudantes e responsáveis. Faça, também, uma página no Facebook, onde você possa criar fóruns de discussão e fazer um blog para sua escola ou curso, com artigos de interesse de familiares e alunos. As ferramentas virtuais de sua instituição devem estar sempre atualizadas.

A importância das redes sociais na interação da escola com os seus alunos

7. Inove em sua escola ou curso

Vídeos no YouTube para apresentação da sua instituição, live chats em sua homepage, agendamento com os responsáveis por Skype, enfim, pense em alternativas inovadoras para encantar alunos e familiares.

Tanto alunos como a maioria dos responsáveis atualmente estão familiarizados e acostumados a usar a internet em seu dia a dia. Utilize todas as facilidades que essa ferramenta proporciona, assim como os recursos de sua escola ou curso, para mostrar todo o potencial de seu estabelecimento de ensino, captando e retendo cada vez mais alunos!

Esse post foi útil para você? Não se esqueça de deixar seu comentário!

 wpensar-banner-blog-ebook-captacao-cursos-750x125