A oferta de bolsas de estudo é boa não só para as famílias, mas também para as escolas.

A oferta de bolsas de estudo é boa não só para as famílias, mas também para as escolas

38

Bolsas de estudo  – uma analogia com a precificação de produtos e serviços com estoque altamente perecível

 

Uma empresa com excesso de estoque de produtos, pode reduzi-lo através de promoções ou ajuste de preços. É uma questão de tempo para que se reduza o estoque, e quanto mais agressiva a campanha menor tempo em recuperar parte do investimento.

No entanto, no mercado de serviços não há possibilidade de armazenar estoque e por tanto é impossível recuperar o investimento no que não se vende.

Alguns exemplos:

  • Um cinema que não vende 50 ingressos para uma sessão.
  • Uma empresa aérea que vende somente 50% das poltronas de um voo.
  • Um restaurante com 70% das mesas livres em horário do jantar num dia de semana.
  • Um Spa com 5 clientes em todo um dia.
  • Uma escola com carteiras vazias.

Todos estes serviços, e muitos outros, tem algo em comum: poucos custos variáveis e muitos custos fixos. Não há matéria prima que fabricar. O combustível de um avião ou a sua amortização, os alugueis de locais, os custos da eletricidade, salários de professores e funcionários, são custos fixos necessários para um cliente ou para cem.

O seja, para as escolas, carteiras vazias significam prejuízo.

Por isso, a estratégia de oferecer bolsas de estudo para alunos é boa não só para as famílias como também para as escolas, que aumentam a quantidade de alunos e assim maximizam a sua receita.

Sites como  www.melhorescola.net ajudam as escolas a ofertar de forma organizada, suas vagas com desconto e/ou bolsas de estudo e as famílias a encontrarem as vagas que precisam.

Outra vantagem de ofertar bolsas de estudo de forma organizada para a escola é que a escola terceiriza a administração das bolsas disponíveis, evitando constrangimento de negar descontos na secretaria.

Acessando a página maisalunos.melhorescola.net você poderá saber mais sobre como  captar alunos com o MelhorEscola.Net.

Segundo Juliano Souza, cofundador do site e responsável pelas parcerias com escolas, uma vaga disponibilizada com 40% de desconto por exemplo, representa uma receita adicional de aproximadamente 18.5 mil reais para a escola (considerando uma mensalidade de 600 reais por um período de 4 anos, e que a vaga estaria ociosa). “Por tanto, se a escola tiver 10 vagas ociosas, estamos falando de um acréscimo de receita de 185 mil reais”, completa Juliano.

Segundo Sérgio Andrade, sócio de Juliano, o www.melhorescola.net propõe mais sustentabilidade ao sistema educacional brasileiro, contribuindo tanto para as famílias que precisam das bolsas quanto para as escolas que tem vagas ociosas.

Quer saber mais como economizar em tempos de crise? Leia um artigo completo aqui