Boas formas de estreitar a relação da escola com a família



imagem post escola familia 2

Qualidade de ensino e nível de aprendizagem estão entre as principais preocupações de qualquer gestor escolar. A atenção dada pelos pais ao rendimento dos filhos nos estudos, seu comparecimento às reuniões, entre outras trocas de informações com educadores, refletem-se em estudantes com melhores desempenhos.

Porém manter laços estreitos com a família do estudante não é tarefa fácil. É comum que pais e responsáveis não compareçam a eventos como reuniões e confraternizações, e acabem deixando para ir à escola apenas quando o aluno apresenta problemas de rendimento.

Entre as causas apontadas para esta falta de contato dos responsáveis com o ambiente pedagógico está a rotina da família, com cada vez menos tempo disponível para acompanhar de perto o que acontece na vida escolar do estudante.

Como aproximar família e sala de aula?

– Apresentar a escola e o plano de ensino aos responsáveis

Convidar os pais a conhecerem o espaço escolar é uma boa forma de aproximá-los às suas atividades. Além de apresentar a eles a rotina da escola, o ambiente de ensino, assim como os gestores, educadores e funcionários que farão parte do dia-a-dia do estudante.

Também é importante, ao iniciar cada ano letivo, informar aos responsáveis sobre o projeto pedagógico a ser desenvolvido. Incluindo atividades a serem desempenhadas tanto em sala de aula quanto em casa, habilidades que serão desenvolvidas ao longo do período, aprendizado esperado de cada aluno e recursos utilizados. Tanto gestores quanto educadores devem ser claros ao expor o projeto e sua perspectiva dele.

– Ter cuidados especiais com reuniões e eventos

A reunião é, muitas vezes, vista como apenas uma obrigação a ser cumprida, uma satisfação que os educadores devem dar aos pais dos alunos. Desperdiçam assim uma boa chance para criar, ou mesmo fortalecer, vínculos da escola com os responsáveis.

Um cuidado que poucas instituições tem, ao marcar reuniões de pais e mestres, é realizá-las em horários convenientes para os familiares. Marcar o encontro em horário comercial, durante a semana, torna impossível para muitos responsáveis, que chegam a enfrentar jornadas duplas de trabalho. Uma providência simples é realizar pesquisas para descobrir qual horário é compatível com as rotinas dos familiares. Também cabe à escola informar antecipadamente data e horário, assim como o roteiro da reunião e a duração prevista.

Além disso, um bom planejamento é essencial para o sucesso de qualquer assembléia, a extensão deve ser calculada para não tornar o evento maçante para os responsáveis, os temas devem ser de seu interesse – não se resumirem às reclamações sobre os alunos – de preferência tratados de forma acessível aos mesmos, para que possam também dar suas opiniões e participarem do processo educativo.

– Manter os responsáveis informados quanto ao desempenho do aluno

Se a família não fica sabendo do trabalho realizado na escola, informações acabam desencontradas, o diálogo com os educadores torna-se complicado e os responsáveis perdem o envolvimento com assuntos da vida escolar do aluno.

Devido às longas jornadas vividas, muitos familiares não podem comparecer às reuniões, mesmo que os horários escolhidos para estas sejam convenientes à maioria. É necessário que a escola possua um canal de comunicação à distância.

Os comunicados gerais, avaliações de desempenho e mesmo qualquer outro assunto referente ao aluno que precise ser tratado, podem ser enviados por e-mails regulares aos responsáveis. Outra boa forma de manter os pais informados é utilizar um sistema online que torne acessível a eles todas as informações sobre a vida escolar do aluno.

Estas vias jamais devem ser de mão única, é importante que os pais também possuam um canal para opinarem e auxiliarem a escola em seu papel educativo.

Crianças e adolescentes em idade escolar necessitam do apoio dos responsáveis em todos os setores de sua vida, especialmente em sua educação. É também papel da escola aproximá-los desse mundo.

Você já aplica essas ações na sua escola? Conte para nós os resultados!

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

1 comentários em “Boas formas de estreitar a relação da escola com a família”

  1. Author Image maria vitoria disse:

    EU QUERO SABER SE O ALUNO PODE SER RETIRADO DA SALA PELO SIMPLES FATO DOS SEUS RESPONSÁVEIS NÃO PODEREM IREM NA REUNIÃO POR MOTIVOS QUE NÃO PODIA SER ADIADO ,EM UM REUNIÃO QUE ACONTECEM FREQUENTEMENTE PARA AVALIAR SEUS BOLETINS A LEI DA EDUCAÇÃO MOSTRA QUE ISSO PODE SER FEITO

    Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email