Aprenda a delegar tarefas e otimizar as atividades na sua escola

Aprenda a delegar tarefas e otimizar as atividades na sua instituição de ensino



Saber delegar é uma habilidade fundamental para o sucesso de qualquer instituição e deve ser trabalhada principalmente pelos líderes com características mais centralizadoras.

Saber identificar quem são as pessoas corretas para atribuir a elas cargos estratégicos é um grande desafio, mas quando superado, traz vantagens imediatas para os gestores, seus colaboradores e é claro, para a educação. Afinal, por conta das inúmeras tarefas realizadas no dia a dia de uma instituição de ensino, todos os setores precisam de flexibilidade para otimizar as rotinas de autonomia para os funcionários que os funcionários possam trabalhar de forma equilibrada e saudável.

Sintomas de que está na hora de delegar tarefas

Supondo que em sua escola você, além de dar aulas, também organiza os horários dos professores, planifica o faturamento e, ainda por cima, ajuda no atendimento na secretaria. É bem plausível supor que esteja bastante sobrecarregado. Trabalhar dessa maneira pode não ser o mais adequado para atender todos os setores da forma satisfatória, além de ser bastante desgastante e cansativo.

Normalmente, quando alguém se sente sobrecarregado, ocorrem momentos de tensão. Dentre eles, a necessidade do cumprimento de tarefas que lhes são desagradáveis, aparecimento do sentimento de insegurança e medo de não dar conta, sensação de não estar tecnicamente preparado, além de questões físicas, como perda de apetite, insônia e dor de cabeça.

Por acaso, já se sentiu ou se sente dessa forma enquanto trabalha? Fique atento, é hora de delegar tarefas. Porque quando um líder não delega, além de ficar sobrecarregado e não conseguir exercer com plenitude seu papel estratégico, ele impede que seus colaboradores cresçam e aprendam a ter responsabilidades com novas atribuições.

Vantagens da delegação de responsabilidades

As vantagens em se delegar são várias. Veja a seguir:

  • Otimiza o tempo, permitindo que alguém capacitado para uma determinada função possa executá-la com a rapidez e a qualidade necessárias. Este aumento da disponibilidade de tempo é um dos mais valiosos ganhos. Porque assim, o gestor tem a possibilidade de focar naquilo que realmente vai trazer resultados para a instituição em que trabalha. Além disso, erros são evitados no processo;
  • Sem o excesso de atribuições, os líderes educacionais aumentam o tempo de descanso e diminuem os riscos de trabalho e até de doenças;
  • Permite que quem receba a tarefa aumente suas responsabilidades e se prepare para novos desafios. Dessa forma, o membro integrante da instituição percebe que está sendo valorizado. Por isso, tende a trabalhar com mais disposição e ter foco na entrega;
  • Os colaboradores se tornam mais qualificados para trabalhar, de forma que todo o time tenha melhor preparação técnica. O fato de que as tarefas sejam atribuídas conforme as especialidades de cada um permite que também os profissionais envolvidos realizem suas tarefas com a melhor qualidade possível, cada um em sua área de interesse;
  • Todos adquirem novas responsabilidades no emprego. Passam a ver a realização dos seus objetivos pessoais e profissionais, o que os estimula a trabalharem com mais afinco e produtividade. Quando um profissional se sente valorizado, sua vida pessoal melhora. Porque ele se sente mais satisfeito na realização de suas atividades;
  • Como todos têm uma melhoria da qualidade de vida e do status profissional, toda a instituição é beneficiada com isso;
  • Um ambiente profissional mais equilibrado e sadio.

O ato delegar é uma forma de permitir que os outros cresçam em conjunto e contribuam cada vez mais para o desenvolvimento do local de ensino. Este é, também, um excelente momento para modificar funções e/ou contratar novos profissionais para compor o quadro de funcionários.

E você, o que pensa a respeito da delegação de tarefas? Também acha que pode ser uma ótima forma de aumentar a produtividade e a disponibilidade de tempo? Não deixe de nos dar sua opinião!

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email