gridclass gestão escolar antes que o semestre acabe replaneje

Antes que o semestre acabe, replaneje!



É comum que o final do semestre se aproxime e a equipe pedagógica da escola perceba que os diversos projetos planejados acabaram não sendo realizados da maneira prevista ou que, muitas vezes, nem tenham saído do papel. Isso acontece porque durante o semestre imprevistos sempre surgem e várias atividades acabam sendo feitas na correria do dia a dia. Para evitar esse tipo de problema é importante que antes mesmo que o período letivo acabe, a equipe responsável já tenha o planejamento para o próximo semestre preparado! Confira o post de hoje com dicas que te ajudarão nessa tarefa!

O coordenador deve estar a par de tudo

Ao fim do semestre, é importante fazer uma avaliação do seu andamento. A equipe da escola e os professores de todas as turmas precisam se reunir para ver se o que se previu para o período realmente aconteceu. Compartilhar as experiências com os demais colegas também é fundamental para garantir um bom planejamento para o próximo semestre. Por diversas vezes, ainda que tudo tenha corrido bem, ajustes acabam sendo necessários. E o coordenador precisa ter conhecimento sobre tudo o que vem acontecendo para poder ser capaz de dar o suporte necessário a toda a equipe, de acordo com as necessidades de cada professor.

Participação ativa dos professores

Antes de colocar o planejamento para o próximo semestre em prática, é importante se reunir com todos os professores. O coordenador pode optar entre fazer uma reunião com a equipe toda ou se reunir separadamente com o professor de cada turma. Afinal, as classes costumam ter demandas e necessidades didáticas específicas, de acordo com a faixa etária dos alunos. Os professores são as pessoas que estão em contato direto e diariamente com as turmas e, portanto, é deles a responsabilidade de apresentar os sucessos e os desafios vividos em sala de aula. A partir disso, o coordenador consegue identificar o quanto de suporte será necessário para atender aos problemas e dificuldades enfrentadas por cada professor.

Planejamento para o próximo semestre

Planejar exige tempo. É por isso que o quanto antes o planejamento para o próximo semestre for feito, melhor para o bom encaminhamento das ações previstas. O mais recomendado é que a escola e os professores façam um cronograma com todas as atividades do semestre, baseando-se na quantidade de dias letivos. No cronograma devem estar todos os projetos, atividades extras, reuniões de pais e tudo aquilo que já estava programado para acontecer. Além disso, o planejamento deve ser estruturado de acordo com o tempo necessário para cada atividade essencial, indicar o que ainda poderá ser modificado e também as atividades que correm o risco de serem descartadas. Dessa forma, a equipe evita surpresas que poderão afetar o andamento do semestre e prejudicar outras atividades. Tendo tudo isso em vista, o coordenador poderá exercer seu papel e sugerir os melhores caminhos para a escola, mediando as decisões sem tirar a responsabilidade dos professores nessas etapas.

Planejamento das aulas

A organização do tempo e das disciplinas que serão dadas para cada turma também fazem parte do planejamento do próximo semestre. O professor tem a responsabilidade de pensar nos recursos que serão utilizados em sala de aula, nas sequências didáticas e na administração do tempo gasto em cada atividade. Uma dica é ter sempre em mãos o projeto pedagógico da escola para preparar as aulas de acordo com a carga horária das disciplinas. Assim, é possível planejar melhor o tempo e evitar o desperdício das aulas com atividades que não estavam previstas. É válido ressaltar ainda que tudo deve ser pensado com foco no aprendizado dos alunos a fim de garantir a melhor qualidade possível de ensino.

A sua escola costuma fazer o planejamento dos semestres com antecedência? Compartilhe as suas experiências conosco deixando um comentário!

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email