Algumas métricas para educação que devem ser utilizadas em escolas e cursos

41

Quando refletimos sobre o ato de medir, muitas vezes não nos damos conta da real importância da mensuração. O levantamento e a interpretação de indicadores adequados, no entanto, são instrumentos necessários para obtenção da melhoria da atividade e do crescimento de qualquer empreendimento.

A mensuração de resultados possibilita muito mais do que simplesmente avaliar. Ela permite rever, corrigir ações e gerar maior conhecimento do andamento da atividade. A mobilização diante do comportamento dos indicadores obtidos é o que vai assegurar os melhores resultados para o negócio.

Na área educacional acontece o mesmo. A constante busca de melhoria da qualidade do ensino e, ao mesmo tempo, da saúde financeira da instituição são duas faces da mesma moeda. Um aspecto para ser bem-sucedido depende de que o outro também o seja. Dessa forma, a escolha de métricas adequadas para o acompanhamento desses objetivos deve mobilizar o gestor.

Baixe grátis aqui um ebook completo sobre métricas nas escolas e cursosbanner-blog-metricas-750x125_02

Métricas versus resultados

Como ocorre em toda a gestão de empreendimentos, a escola precisa de indicadores para saber se está acertando ou se está errando, se deve manter ou modificar procedimentos. As métricas são importantes em todas as áreas (acadêmica, pedagógica e financeira) e servem para que o gestor possa mobilizar a equipe em busca dos melhores resultados. Sem elas, o empreendimento ficará à deriva.

É preciso manter métricas para o ensino, incluindo melhoria do rendimento escolar e também capacitação acadêmica e pedagógica dos professores. Nessa área, também se incluem as métricas de rendimento escolar (notas), taxas de frequência, evolução pedagógica, entre outros índices.

Tão importantes quanto as métricas acadêmicas e pedagógicas, são as que ajudam a administrar e otimizar o resultado econômico-financeiro. Entre essas, podemos mencionar:

  1.  Receitas e Despesas;
  2. Custos operacionais;
  3. Inadimplência;
  4. Evasão escolar;
  5. Captação de matrículas;
  6. Rotatividade de professores;
  7. Turnover de funcionários.

Quando se acompanha simultaneamente esses índices, é possível perceber que se encontram entrelaçados. Se a rotatividade dos professores é grande, por exemplo, esse certamente será um fator a influenciar a evasão escolar, uma vez que a motivação para o aprendizado poderá ser abalada. Pode ser ainda que a remuneração e a valorização do corpo docente estejam deixando a desejar.

Como controlar as métricas na minha escola?

Atualmente, com a nova realidade econômica, a implantação de um sistema de gestão escolar é fundamental para monitorar todos esses indicadores. As cobranças, por exemplo, precisam estar atualizadas rigorosamente e programadas de acordo com a legislação.

Um bom sistema de gestão escolar assegura ao gestor o acesso online a tudo o que está acontecendo na instituição, de forma segura. Por meio de um painel de controle com os gráficos e os indicadores financeiros, é possível controlar não apenas uma, mas todas as unidades do estabelecimento de ensino.

Além do diretor, todos os demais integrantes do universo escolar beneficiam-se de um sistema de gestão escolar: secretários, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e pais ou responsáveis. Por meio dele, os secretários podem trabalhar mais próximos dos diretores nas questões financeiras e operacionais, além de poder otimizar o cadastramento dos pais e responsáveis pelos contratos financeiros, procedimento essencial na conjuntura atual.

Como você monitora os índices da sua escola? Compartilhe sua opinião, ela é muito importante!

banner-blog-metricas-750x125_02