Algumas métricas que devem ser utilizadas em escolas e cursos



Quando refletimos sobre o ato de medir, muitas vezes não nos damos conta da real importância da mensuração. O levantamento e a interpretação de indicadores adequados, no entanto, são instrumentos necessários para obtenção da melhoria da atividade e do crescimento de qualquer empreendimento.

A mensuração de resultados possibilita muito mais do que simplesmente avaliar. Ela permite rever, corrigir ações e gerar maior conhecimento do andamento da atividade. A mobilização diante do comportamento dos indicadores obtidos é o que vai assegurar os melhores resultados para o negócio.

Na área educacional acontece o mesmo. A constante busca de melhoria da qualidade do ensino e, ao mesmo tempo, da saúde financeira da instituição são duas faces da mesma moeda. Um aspecto para ser bem-sucedido depende de que o outro também o seja. Dessa forma, a escolha de métricas adequadas para o acompanhamento desses objetivos deve mobilizar o gestor.

Baixe grátis aqui um ebook completo sobre métricas nas escolas e cursosbanner-blog-metricas-750x125_02

Métricas versus resultados

Como ocorre em toda a gestão de empreendimentos, a escola precisa de indicadores para saber se está acertando ou se está errando, se deve manter ou modificar procedimentos. As métricas são importantes em todas as áreas (acadêmica, pedagógica e financeira) e servem para que o gestor possa mobilizar a equipe em busca dos melhores resultados. Sem elas, o empreendimento ficará à deriva.

É preciso manter métricas para o ensino, incluindo melhoria do rendimento escolar e também capacitação acadêmica e pedagógica dos professores. Nessa área, também se incluem as métricas de rendimento escolar (notas), taxas de frequência, evolução pedagógica, entre outros índices.

Tão importantes quanto as métricas acadêmicas e pedagógicas, são as que ajudam a administrar e otimizar o resultado econômico-financeiro. Entre essas, podemos mencionar:

  1.  Receitas e Despesas;
  2. Custos operacionais;
  3. Inadimplência;
  4. Evasão escolar;
  5. Captação de matrículas;
  6. Rotatividade de professores;
  7. Turnover de funcionários.

Quando se acompanha simultaneamente esses índices, é possível perceber que se encontram entrelaçados. Se a rotatividade dos professores é grande, por exemplo, esse certamente será um fator a influenciar a evasão escolar, uma vez que a motivação para o aprendizado poderá ser abalada. Pode ser ainda que a remuneração e a valorização do corpo docente estejam deixando a desejar.

Como controlar as métricas na minha escola?

Atualmente, com a nova realidade econômica, a implantação de um sistema de gestão escolar é fundamental para monitorar todos esses indicadores. As cobranças, por exemplo, precisam estar atualizadas rigorosamente e programadas de acordo com a legislação.

Um bom sistema assegura ao gestor o acesso online a tudo o que está acontecendo na instituição, de forma segura. Por meio de um painel de controle com os gráficos e os indicadores financeiros, é possível controlar não apenas uma, mas todas as unidades do estabelecimento de ensino.

Além do diretor, todos os demais integrantes do universo escolar beneficiam-se de um sistema de gestão escolar: secretários, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e pais ou responsáveis. Por meio dele, os secretários podem trabalhar mais próximos dos diretores nas questões financeiras e operacionais, além de poder otimizar o cadastramento dos pais e responsáveis pelos contratos financeiros, procedimento essencial na conjuntura atual.

Como você monitora os índices da sua escola? Compartilhe sua opinião, ela é muito importante!

banner-blog-metricas-750x125_02

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

2 comentários em “Algumas métricas que devem ser utilizadas em escolas e cursos”

  1. Estimados Senhores.
    Vossa missão, lembra-me palavras do grande amigo Roberto Shinyashiki, quando diz ” O mundo não quer gente que só quer fazer dinheiro” e continua:…o mundo precisa quem quer mudar o Mundo.
    A WPENSAR, está a mudar o mundo, está potenciando pessoas para adquirir habilidades, qualidade e competências necessárias para o sucesso pessoal e profissional.
    Vosso beneficio será alcançado com o trabalho de nossa comunicação boca a boca que trará clientes para o sucesso em compensação do vosso bem servir.
    Obrigado, Deus abençoe a Wpensar.
    Abílio Tomé

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Olá Abílio! Ficamos honrados em receber a sua mensagem! O objetivo da WPensar é potencializar a gestão escolar do Brasil ajudando e aprimorando o conhecimento de nossos diretores, coordenadores e professores. Ficamos felizes pelo seu reconhecimento! Estamos a disposição! Obrigado!

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email