A importância de integrar os setores acadêmico, pedagógico e financeiro

A importância de integrar os setores acadêmico, pedagógico e financeiro

99

Toda instituição de ensino é composta por vários setores interligados, como os departamentos acadêmico, pedagógico e financeiro. Assim sendo, quando uma destas áreas não funciona adequadamente, há o comprometimento dos outros setores, e, consequentemente, do ensino.

Por este motivo, um líder escolar deve ter como preocupação promover a integração dos setores de sua escola, prezando pelo bom relacionamento entre as equipes para que todas as tarefas sejam realizadas no prazo e tudo possa fluir bem.

O primeiro passo para conseguir organizar a casa é definir bem as tarefas de cada setor para que não haja nenhuma dúvida sobre quem deve fazer o quê. O gestor deve deixar bem claro quais as atribuições de cada área e mostrar para suas equipes como o trabalho de uma afetará no bom andamento das demais tarefas.

Vejamos algumas das responsabilidades de cada um destes setores e como a falta de integração entre eles pode comprometer o desempenho de sua escola como um todo:

1. O departamento financeiro

O departamento financeiro é responsável pelo pagamento salarial, emissão de boletos de cobrança, controle da inadimplência, separação de planos de pagamento e gerenciamento de cobranças fazem parte das atribuições do setor financeiro. Tudo o que envolve áreas econômicas passa necessariamente por este departamento.

2. O setor acadêmico

A área acadêmica é responsável pela emissão de documentos diversos, como diplomas, certificados, históricos, declarações e atestados. Atendimento ao público, cadastro de alunos e responsáveis pedagógicos e financeiros, o controle e organização dos arquivos, bem como a matrícula e rematrícula são parte da rotina acadêmica.

3. A área pedagógica

Planejamento escolar, elaboração do calendário escolar, seu currículo e acompanhamento, desempenho das turmas, notas das avaliações, aulas de reforço, performance dos professores, treinamentos de caráter pedagógico, criação e/ou escolha dos materiais escolares e metodologia de ensino, entre outras, são atribuições do departamento pedagógico.

Como o desempenho inadequado de uma área pode prejudicar outro departamento?

O trabalho em equipe é fundamental para que qualquer empreitada dê certo e, na difícil tarefa de ensinar e formar cidadãos, essa prática tem ainda mais peso.

Em uma instituição de ensino, todos devem caminhar juntos sob a orientação do líder para que a excelência possa, de  fato, ser alcançada. Afinal, quando a equipe não tem clareza de suas ações, os colaboradores ficam desorientados, sem saber para onde ir e o que priorizar e tudo desanda.

No dia a dia de uma escola existem muitas tarefas que dependem do bom andamento das outras para serem realizadas. Veja alguns exemplos práticos de como a rotina da instituição pode ser afetada quando algum setor não desempenha suas atividades como deveria.

  •          Um aluno que esteja com algum problema de saúde e precise estar ausente vários dias, geralmente informa o fato ocorrido na secretaria (acadêmico). Caso esta informação não seja repassada para os professores (pedagógico), o aluno poderá ter um excesso de faltas, com consequente prejuízo de suas notas e desempenho, que poderiam ser recuperados caso os professores fossem avisados e dessem ao aluno trabalhos pedagógicos para serem feitos em casa.
  •          A falta de controle financeiro escolar e a ausência de um plano eficaz contra a inadimplência (financeiro), pode gerar problemas como a falta de pagamento de contas e salários dos funcionários. Estes empecilhos financeiros podem vir a se refletir na área pedagógica, como por exemplo na insatisfação do corpo docente, afetando seu desempenho ou ocasionando a rotatividade de colaboradores.
  •          Caso o professor não anote as presenças e faltas dos alunos (pedagógico), isso poderá se refletir na área acadêmica, se por exemplo um pai quiser saber se o aluno compareceu ou não à aula.
  •          Se um aluno precisar de uma declaração com todas as notas que obteve durante o ano letivo ou em anos anteriores, precisará que o departamento acadêmico tenha todos estes dados com fácil acesso, para que o documento possa ser feito rapidamente.
  •          Para que um conselho de classe (pedagógico) seja efetivo, é necessário que o corpo docente tenha acesso às fotos (acadêmico) e informações dos alunos referentes à área pedagógica.

Sendo assim, é fundamental que todos estes departamentos estejam integrados e funcionem paralelamente de modo preciso, de forma que todas as “engrenagens” possam interagir concomitantemente. Nesse processo o papel do líder é de extrema importância, afinal, além de direcionar a equipe, ele precisa remar junto para que todos cheguem ao objetivo final: a melhoria da qualidade do ensino na instituição.

Veja um vídeo que ilustra de forma leve e engraçada como trabalhar em equipe é importante:

A forma mais eficaz de interligar todos os setores de sua escola é investir em um sistema de gestão escolar integrado online. Com essa ferramenta ferramenta, é possível obter todas as informações necessárias para resolver e diagnosticar quaisquer situações que precisem ser resolvidas com máxima eficiência, atuando nas falhas, que são demonstradas por meio de relatórios.

Agindo de forma preventiva, os pequenos deslizes do dia a dia não se transformarão em problemas maiores, que venham a comprometer outros setores de sua instituição e todos saem ganhando.

Quer transformar sua escola em uma instituição inovadora e de sucesso? Converse com os especialistas em gestão escolar da WPensar e saiba como o sistema de gestão pode ajudar a sua instituição de ensino.

banner_wpensar-demonstracao-do-produto_750x125wpensar-banner-blog-calendario-gestor-escolar-digital-750x125-01