8 habilidades essenciais que os estudantes devem ter para o futuro

81

Houve um tempo em que a escola tinha que ensinar pouco para os alunos: ler, escrever, resolver problemas matemáticos – e isso já exigia muito dos professores. Hoje em dia, essas já não são mais as únicas habilidades que devem ser desenvolvidas. Muita coisa mudou, o mundo está mais tecnológico e globalizado, e a escola deve acompanhá-lo nessa mudança. Os alunos de hoje devem estar preparados para esse novo mundo. Aqui estão oito habilidades que vão ajudar os estudantes no futuro!

1. Liderança

O professor deve estimular o aluno a ser um líder responsável e respeitado. Essa característica muitas vezes é confundida com arrogância, mas ser um bom líder significa saber como guiar sua equipe ou grupo até seu objetivo em comum. Por isso, essa habilidade é muito importante para o mercado de trabalho atual.

2. Habilidade digital

Nem precisa explicar: em um mundo tecnológico como o nosso, saber escrever, extrair, transferir e compreender informações digitais é essencial, e será mais ainda no futuro. O aluno deve sair da escola ciente das ferramentas digitais. Para poder ensiná-lo, o próprio professor precisa ter essa habilidade e utilizá-la em sala de aula.

3. Poder resolver problemas

Não apenas problemas matemáticos, mas os vários problemas que podem ser enfrentados no dia-a-dia. O professor deve mostrar ao aluno que raciocínio lógico e tranquilidade são elementos essenciais na resolução de problemas, e essas características podem ser conquistadas através de atividades simples em sala de aula.

4. Capacidade de trabalhar em equipe

Uma habilidade que já vem sendo pedida há tempos. Desde a maior empresa até o menor comércio de bairro, todas as profissões exigem que se saiba trabalhar com os outros. Alguns alunos podem ter mais dificuldades do que outros, então tenha mais cuidado com eles na hora de passar trabalhos em grupo para a turma.

5. Inteligência emocional

Cada vez mais importante, a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e lidar com seus próprios sentimentos e os dos outros. Professores, por vezes, são o suporte emocional mais próximo dos alunos, especialmente dos adolescentes, então essa habilidade deve ser desenvolvida em sala de aula através de exercícios dinâmicos e muito diálogo aberto.

6. Empreendedorismo

Mesmo que normalmente seja associada ao mercado de trabalho, essa habilidade e suas características não se resumem apenas a esse domínio. Um empreendedor é ousado, criativo e apaixonado pelo que faz. Sendo assim, desenvolver a capacidade dos alunos de criar, inventar e sempre dar o melhor de si é incentivá-los a empreender.

7. Cidadania global

O cidadão do futuro deve estar preparado para conhecer novas culturas, experimentar novidades e lidar com diferenças. O aluno deve saber pensar no mundo como um todo, e não apenas no bem de sua própria cidade ou país. O professor deve compartilhar experiências e fazer com que os alunos as compartilhem também, para que todos se esforcem para pensar no ponto de vista do outro.

8. Comunicação

Junto com a inteligência emocional, essa habilidade é essencial para estabelecer bons relacionamentos. Os alunos devem conseguir se comunicar através dos diversos meios oferecidos pelo mundo contemporâneo. Seja por e-mail, mensagens de texto ou pessoalmente, ele deve saber expressar o que quer e compreender o outro. Trabalhe essa habilidade estimulando-o a usar todos esses meios em sala de aula. 

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários!

banner-pagina-de-materiais (1)