8 habilidades essenciais que os estudantes devem ter para o futuro



Houve um tempo em que a escola tinha que ensinar pouco para os alunos: ler, escrever, resolver problemas matemáticos – e isso já exigia muito dos professores. Hoje em dia, essas já não são mais as únicas habilidades que devem ser desenvolvidas. Muita coisa mudou, o mundo está mais tecnológico e globalizado, e a escola deve acompanhá-lo nessa mudança. Os alunos de hoje devem estar preparados para esse novo mundo. Aqui estão oito habilidades que vão ajudar os estudantes no futuro!

1. Liderança

O professor deve estimular o aluno a ser um líder responsável e respeitado. Essa característica muitas vezes é confundida com arrogância, mas ser um bom líder significa saber como guiar sua equipe ou grupo até seu objetivo em comum. Por isso, essa habilidade é muito importante para o mercado de trabalho atual.

2. Habilidade digital

Nem precisa explicar: em um mundo tecnológico como o nosso, saber escrever, extrair, transferir e compreender informações digitais é essencial, e será mais ainda no futuro. O aluno deve sair da escola ciente das ferramentas digitais. Para poder ensiná-lo, o próprio professor precisa ter essa habilidade e utilizá-la em sala de aula.

3. Poder resolver problemas

Não apenas problemas matemáticos, mas os vários problemas que podem ser enfrentados no dia-a-dia. O professor deve mostrar ao aluno que raciocínio lógico e tranquilidade são elementos essenciais na resolução de problemas, e essas características podem ser conquistadas através de atividades simples em sala de aula.

4. Capacidade de trabalhar em equipe

Uma habilidade que já vem sendo pedida há tempos. Desde a maior empresa até o menor comércio de bairro, todas as profissões exigem que se saiba trabalhar com os outros. Alguns alunos podem ter mais dificuldades do que outros, então tenha mais cuidado com eles na hora de passar trabalhos em grupo para a turma.

5. Inteligência emocional

Cada vez mais importante, a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e lidar com seus próprios sentimentos e os dos outros. Professores, por vezes, são o suporte emocional mais próximo dos alunos, especialmente dos adolescentes, então essa habilidade deve ser desenvolvida em sala de aula através de exercícios dinâmicos e muito diálogo aberto.

6. Empreendedorismo

Mesmo que normalmente seja associada ao mercado de trabalho, essa habilidade e suas características não se resumem apenas a esse domínio. Um empreendedor é ousado, criativo e apaixonado pelo que faz. Sendo assim, desenvolver a capacidade dos alunos de criar, inventar e sempre dar o melhor de si é incentivá-los a empreender.

7. Cidadania global

O cidadão do futuro deve estar preparado para conhecer novas culturas, experimentar novidades e lidar com diferenças. O aluno deve saber pensar no mundo como um todo, e não apenas no bem de sua própria cidade ou país. O professor deve compartilhar experiências e fazer com que os alunos as compartilhem também, para que todos se esforcem para pensar no ponto de vista do outro.

8. Comunicação

Junto com a inteligência emocional, essa habilidade é essencial para estabelecer bons relacionamentos. Os alunos devem conseguir se comunicar através dos diversos meios oferecidos pelo mundo contemporâneo. Seja por e-mail, mensagens de texto ou pessoalmente, ele deve saber expressar o que quer e compreender o outro. Trabalhe essa habilidade estimulando-o a usar todos esses meios em sala de aula. 

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários!

banner-pagina-de-materiais (1)

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

2 comentários em “8 habilidades essenciais que os estudantes devem ter para o futuro”

  1. Author Image Samir Fernandes Andreoli disse:

    Segue o link do estudo que citei. É possível baixar o documento em PDF.

    http://www.oecd-ilibrary.org/education/universal-basic-skills_9789264234833-en

    Responder
  2. Author Image Samir Fernandes Andreoli disse:

    Bom dia,

    Antes de mais nada eu gostaria de dizer que o blog da Wpensar é de fundamental importância para o propósito ao qual a instituição se determina. Esta plataforma, hoje, é uma importante ferramenta para a discussão da Educação no país.

    O mundo atualmente é totalmente diferente daquele onde bastava aprender a ler, escrever e saber calcular. Muita coisa mudou, e nossas escolas devem se adequar e se preparar para enfrentar os desafios dos novos tempos desenvolvendo pedagogias modernas que preparem seus alunos para tal cenário. Eu concordaria com estas afirmações se, e somente se, o ensino e treino das habilidades básicas da leitura e escrita e incluo a comunicação, expressão oral e a habilidade de compreensão auditiva (o que em inglês seria listening) como uma habilidade básica, mais a habilidade de lidar com números e quantidades estivessem completamente resolvidas. Mas sabemos que isso não é verdade. Numa avaliação internacional com estudantes de 15 anos onde se avalia tais habilidades básicas o Brasil ficou na sexagésima posição. Um estudo recente da OCDE (Organização para a cooperação e desenvolvimento econômico), baseado nos resultados desta prova, mostra que o crescimento econômico e o desenvolvimento social estão intimamente relacionados com as competências da população, indicando que uma meta de desenvolvimento pós-2015 central para a educação deve ser que todos os jovens alcancem pelo menos habilidades básicas como fundação para o trabalho e para uma aprendizagem contínua, não apenas que eles ganhem acesso à escolaridade. Alcançar tal objetivo levaria a notáveis ganhos econômicos de forma geral, ao mesmo tempo que elevaria a participação nos benefícios do desenvolvimento e facilitaria a redução da pobreza, aumentaria a participação social e cívica, melhoraria a saúde e a equidade de gênero. Então, de acordo com esta organização, o mundo todo de forma geral ainda precisa resolver as velhas e básicas habilidades de ler, escrever e calcular para que possamos nos desenvolver econômica e socialmente.
    Que tipo de líderes e empreendedores formaremos se estes não são capazes de aprender e pensar por si?

    Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email