7 maneiras de economizar no material escolar



O ano mal acaba e a correria para a compra de material escolar começa. A lista é grande e quanto mais nova a criança, mais variedade de material precisa. Como os gastos de final de ano são vários, além da matrícula escolar e do material, tudo o que for feito para economizar ajuda muito. Por isso, separamos uma lista de dicas para você poupar dinheiro quando chegar esse momento!

1) Veja o que sobrou do ano anterior

Nem tudo precisa ser comprado. Faça uma busca pela casa. Certamente, você encontrará estojo, mochila, lápis, caneta, borracha e outros materiais ainda em ótimo estado. Lave a mochila, limpe bem o restante e já risque esses itens da sua lista de materiais. Aproveite para explicar ao seu filho a importância do reaproveitamento tanto por questões financeiras quanto para preservação ambiental.

2) Peça emprestado

Caso a criança precise de um livro ou um objeto específico que só usará naquele ano e nunca mais, veja com os pais dos alunos que acabaram de cursar a série na qual seu filho entrará e peça emprestado. Ou pergunte se eles não querem vender por um preço mais econômico!

3) Frequente sebos

Caso não tenha conseguido comprar os livros necessários com os pais dos colegas, procure sebos. Embora muitas pessoas não saibam, nesses lugares é possível encontrar livros didáticos praticamente novos e com preço muito mais baixo do que o novo. Há inclusive sebos virtuais que são boas opções, principalmente para quem mora em uma cidade menor, na qual não haja um número grande dessas lojas.

4) Converse na escola

Muitas vezes, a maioria dos materiais só servirá para o decorrer do ano. Alguns, por exemplo, só serão utilizados no segundo semestre. Com isso, você não precisa comprar tudo de uma vez. Pode esperar e comprar aos poucos, para não pesar no orçamento. Para saber quais os itens principais, converse na escola e pergunte sobre o que é mais urgente.

5) Junte-se aos demais pais

Mesmo você tendo reaproveitado muita coisa, ainda precisará comprar bastante material. Quando a loja recebe uma compra de um valor maior fica mais fácil de negociar para conseguir um desconto. Para isso, ligue para alguns pais com os quais você tenha alguma proximidade e convide para fazerem as compras juntos.

6) Pesquise muito

Pesquisar é algo essencial para economizar. Para isso, vá às papelarias da sua cidade e pesquise item por item da lista. Caso tenha conseguido fazer parcerias com os outros pais, aproveite para conversar sobre o desconto dado caso você faça compras grandes. Quando for decidir os locais, não se esqueça de levar em conta esse desconto. Veja também a possibilidade de parcelamento no cartão, para que as prestações sejam mais suaves. Porém, só faça isso se não tiver juros.

7) Utilize a internet

Muitos materiais, principalmente livros e mochilas, são encontrados mais baratos na internet. Pesquise bastante, veja se a loja é confiável e se há a possibilidade de não existir frete. Pode ser que o mais econômico para você seja fazer compras online.

Gostou das dicas? A lista do próximo ano está muito longa? Conte pra gente nos comentários! 

tecnologia-educacional

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email