7 dicas para implementar o planejamento colaborativo na sua escola



Todo início de ano letivo é a mesma história: professores e gestores definem objetivos gerais e específicos, escolhem conteúdos, metodologias, recursos e método de avaliação. No entanto, geralmente esse planejamento é feito individualmente, sem troca de informação entre professores e também sem levar em consideração a opinião dos alunos. Resultado: planos de aula desalinhados e totalmente independentes, mesmo que a turma seja a mesma. Mas já existe uma solução para este problema: implementar o planejamento colaborativo como forma de facilitar a tomada de decisão.

O que é o planejamento colaborativo

É um planejamento feito em grupo, levando em conta as vivências e opiniões do corpo docente e discente. Para isso, é preciso criar um verdadeiro ambiente de colaboração, em que a sala de sala de professores, por exemplo, seja um local de troca de ideias e de experiências com um objetivo em comum: elaborar um planejamento pedagógico escolar mais adequado à realidade dos alunos, à cultura da escola e à atualidade.

A colaboração entre todos os interessados facilita a resolução de problemas e ajuda no surgimento de novas abordagens mais motivadoras aos alunos. Além disso, o planejamento em grupo contribui positivamente para a as tomadas de decisão na escola, já que exige a participação de discentes e docentes.

Dicas de como implementar o planejamento colaborativo

1. Estimule a troca de experiências e confiança

Para uma verdadeira troca de ideias e opiniões, os professores precisam conhecer o trabalho uns dos outros. Incentive visitas e acompanhamento das aulas entre os professores. Só assim eles terão uma visão holística da situação e também poderão aprender na prática com seus colegas de trabalho.

2. Desapegue de ideias que não deram certo

Teste novos caminhos. Só assim é possível abandonar ideias que não deram certo sem relutar. Não adianta ficar falando sobre aquela ideia que deu errado, é preciso adotar novas soluções, sem se apegar à frustração da ideia antiga.

3. Teste

O planejamento colaborativo é baseado em tentativa e erro, ou seja, é preciso testar as ideias para decidir qual será a mais adequada para a realidade escolar. Estimule o debate entre os professores sobre os projetos, pedindo avaliações e considerações antes de o planejamento ser efetivamente concluído e aprovado.

4. Simplifique

Melhor ter uma estrutura simples e diretrizes gerais que não suscitem dúvidas que distrair os alunos com planos super complexos, tirando o foco deles da lição do dia. Uma dica é ir adicionando detalhes com o tempo, conforme as atividades vão se desenvolvendo em sala de aula.

5. Vá com calma

Muitos projetos falham porque começam com pretensões demais. Tente implementar o planejamento colaborativo aos poucos e com passos sólidos. Ir com calma pode exigir mais paciência e tempo, mas certamente trará melhores resultados.

6. Envolva os alunos

Alunos são protagonistas, ou seja, por que planejar algo para eles sem consultá-los antes? Eles são os maiores interessados no sucesso do aprendizado. Convide alguns deles para comentar o plano de ensino e mesmo que não se chegue a um consenso, eles se sentirão parte da escola.

7. Personalize

Se o corpo docente conseguir contemplar assuntos dos quais os alunos gostem, a motivação para estudar será muito maior. Para isso, incentive os professores a adaptarem o conteúdo de acordo com os interesses de cada turma.

O grande segredo do planejamento colaborativo na escola é a participação de várias “cabeças”, que certamente pensam melhor que uma só. É preciso fomentar um senso de comunidade para que a implementação desse tipo de planejamento dê certo. Todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem precisam se sentir parte do plano de aulas.

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

2 comentários em “7 dicas para implementar o planejamento colaborativo na sua escola”

  1. Foi de muita valia conhecer as dicas de um planejamento colaborativo,

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi José!

      Se você gostou, sugiro que se inscreva na nossa newsletter! Mandamos as novidades do blog por email toda sexta-feira!
      Inscreva-se aqui: http://materiais.wpensar.com.br/blog-vamos-mudar-a-educacao-grupowpensar

      Um abraço!

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email