6 razões para você antecipar a montagem do quadro de horários da sua escola

6 razões para você antecipar a montagem do quadro de horários da sua escola

12

O quadro de horários é uma das principais ferramentas para o funcionamento das instituições de ensino, compatibilizando as diferentes demandas dentro destas e oferecendo as condições necessárias para que obtenha o melhor desempenho no desenvolvimento de suas atividades. Sua montagem exige das escolas organização e planejamento, pois envolve inúmeras variáveis: disponibilidade dos professores, questões pedagógicas, ocupação do espaço escolar, etc. Assim, antecipar a montagem do horário escolar traz inúmeros benefícios para a gestão escolar, tornando o processo mais simples, eficiente e econômico. Confira algumas razões para não deixar para a última hora a montagem do quadro de horários da sua instituição de ensino:

1. Facilidade de montagem

Quanto mais cedo for iniciado o processo de estruturação do quadro de horários, maiores são as chances de que os professores estejam disponíveis para os dias que você precisa. É comum que eles trabalhem em outras escolas, de forma que solicitar sua disponibilidade com antecedência é uma forma de evitar que o professor se comprometa com outros quadros antes de fechar o seu.

2. Redução das janelas

Antecipar a montagem do seu quadro de horários significa mais tempo para negociar com os professores e adaptá-lo, caso não atenda às suas necessidades. Assim, é possível encaixar melhor a disponibilidade dos docentes, reduzindo os gastos da instituição com as janelas de espera e com o deslocamento de docentes.

3. Segurança do professor

A montagem antecipada do calendário escolar é uma forma de mostrar o comprometimento da instituição com o docente, mostrando que conta com ele para o próximo ano letivo. Assim, ao questionar o professor sobre sua disponibilidade, a escola oferece segurança com relação ao seu destino profissional.

4. Melhor estruturação

O quadro de horários de uma escola reflete seu projeto político-pedagógico e é essencial para o sucesso desta com relação aos seus objetivos educacionais. Antecipar a montagem do quadro de horários é, assim, uma forma de garantir que sua estrutura atenda às necessidades da instituição, de seus professores e alunos, permitindo, por exemplo, agrupar as disciplinas similares, incentivar atividades interdisciplinares e disponibilizar tempo para que os professores planejem suas aulas.

5. Organização do espaço escolar

A organização das salas e dos demais espaços da instituição também depende do quadro de horários. Assim, a antecipação de sua montagem permite à equipe de gestão saber como será o próximo ano e planejar uma ocupação eficiente dos espaços escolares. Além disso, contribui para minimizar o deslocamento dos docentes entre as turmas.

6. Melhor desempenho dos alunos

Um quadro de horários bem estruturado atende às necessidades e ao projeto pedagógico da instituição e garante o bem-estar de alunos e professores. Sua montagem antecipada permite organizar melhor suas demandas, motivando o corpo docente para o trabalho em sala de aula e melhorando o rendimento dos alunos.

É muito importante que nesse período você  tenha o apoio de uma solução tecnológica para a organização do horário escolar. Um sistema 100% online, que permite a criação de grades complexas, otimizando o tempo, reduzindo as janelas de espera e garantindo o equilíbrio dos tempos semanais das disciplinas nos diferentes anos letivos, irá trazer notáveis benefícios para o aprimoramento da sua escola.