Veja 6 exemplos de gestão escolar! (Imagem: Freepik)

6 escolas que são exemplos de gestão ao redor do mundo



Uma boa gestão escolar é fator fundamental para garantir o sucesso de qualquer instituição. Essa gestão vai muito além das responsabilidades financeiras e administrativas: o sucesso do ensino  depende dela, em grande parte.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo sobre seis instituições de ensino, duas estrangeiras e quatro brasileiras, que conseguiram alcançar bons resultados inovando nas práticas de gestão.

Baixe o material: Ebook Gestão Escolar na Prática

 

Exemplos de gestão escolar ao redor do mundo

 

1. Ecclesfield School – Sheffield, Reino Unido

 

A Ecclesfield School é um exemplo de gestão porque obteve melhoria em todos os aspectos educacionais após implementar uma gestão de desempenho eficaz para líderes e professores e capacitar os alunos a ter uma forte influência sobre a sua própria aprendizagem.

Para implementar as mudanças, a escola precisou tomar algumas medidas, como por exemplo especializar da equipe de liderança e reforçar a gestão da informação de avaliação, para que os líderes e professores fossem efetivamente responsabilizados por seu ensino e pelo progresso dos alunos. Um gerenciador de dados foi utilizado para coletar e analisar essas informações a respeito do ensino.

 

Coletar e analisar dados é mais fácil quando a escola dispõe de um sistema de gestão escolar. Você sabe o que é esse tipo de sistema? Clique e leia o artigo sobre o assunto!

 

2. Jawahar Navodaya Vidyalayas – Índia

 

Jawahar Navodaya Vidyalayas é uma rede de escolas indianas para crianças superdotadas, exemplo de gestão e inovação pedagógica. O objetivo desse sistema de ensino é fornecer educação avançada e de boa qualidade para crianças com inteligência acima da média, principalmente nas áreas rurais, não importando a condição socioeconômica da família do estudante.

Com mais de 55 unidades de ensino por toda a Índia, o sistema oferece educação gratuita para alunos selecionados após um teste de admissão. Os resultados de algumas classes têm sido muito melhor do que as médias nacionais indianas. A rotina nesse tipo de escola é diferenciada: os alunos têm oito períodos de disciplinas diariamente antes do almoço, e após eles têm aula de reforço onde fazem sua lição de casa e pedem a ajuda do professor somente se encontrarem alguma dificuldade.

 

 

3. Escola Estadual Jorge de Lima – União dos Palmares, Alagoas

 

Essa escola alagoana capacitou seus professores, investiu em educação especial e implantou laboratórios de aprendizagem nas disciplinas de Matemática e Português. Através da qualificação, os professores puderam melhorar suas práticas em sala de aula e melhorar o ensino na instituição. O investimento gerou resultado: a escola, que tinha a meta de alcançar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2015, conseguiu ainda em 2009 um dos maiores índices do estado.

 

4. Escola Josefa Conceição da Costa Canaã – Maceió, Alagoas

 

Outro exemplo de gestão vindo de Alagoas é  Escola Josefa Conceição da Costa Canaã. Essa instituição promoveu uma nova gestão escolar através do fortalecimento do relacionamento entre a comunidade e a escola, por meio do Programa Escola Aberta – criado a partir de um acordo de cooperação técnica entre a Unesco e o MEC, que pretende ampliar as relações entre escola e comunidade,  contribuindo assim para a melhora da qualidade da educação e aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania. Além disso, a escola investiu na realização de parcerias com outros órgãos, como a Universidade Federal de Alagoas, o Conselho Tutelar, o Corpo de Bombeiros e o Instituto do Meio Ambiente.

 

A participação da família é fundamental no processo de educação! Clique aqui e leia mais sobre esse assunto.

 

5. Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida – Santa Rita do Sapucaí , Minas Gerais

 

A escola implantou uma gestão escolar interativa entre funcionários, professores, pais e comunidade local. Foi também instituído o Plano de Desenvolvimento de Gestão Individual (PDGI), que avalia o desempenho dos professores e funcionários através de entrevista e autoavaliação. O acompanhamento das metas discutidas é feito duas vezes ao ano. Ao incorporar as diretrizes do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar à avaliação institucional, a escola obteve resultados inesperados e foi, inclusive, vencedora do referido prêmio em 2009.

 

Siga o exemplo de gestão! Clique aqui e baixe nosso material: uma pesquisa de satisfação para você aplicar na sua escola.

 

6. Escola Estadual Presidente Costa e Silva – Gurupi, Tocantins

 

Selecionada como Escola Referência Brasil do Prêmio Gestão Escolar em 2011, a escola de Tocantins destacou-se pela sua gestão participativa, pela gestão de resultados educacionais e pela gestão de serviços e recursos. O prêmio é uma forma do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) reconhecer projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro.

Para melhorar a gestão escolar a escola adotou algumas medidas, como a mobilização de representantes da comunidade para validar e discutir as metas de seu Projeto Pedagógico; a utilização de vários mecanismos para garantir um atendimento eficiente aos pais, professores, alunos e servidores; o incentivo ao uso apropriado dos equipamentos, instalações e dos materiais tecnológicos e pedagógicos; a promoção de atividades diversas para a captação de recursos e a prestação de contas da gestão dos recursos financeiros à comunidade escolar.

 

Quer levar esse tipo de gestão para a sua escola? Clique aqui e saiba mais sobre planejamento participativo!

 

Gostou de ver esses 6 exemplos? Compartilhe o artigo com seus amigos e comente aqui suas opiniões, experiências e sugestões!

 

Banner_Blog_Captacao-e-retencao_750x125

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

2 comentários em “6 escolas que são exemplos de gestão ao redor do mundo”

  1. Author Image Ana disse:

    O colégio Santiago na cidade de Betim, excelente Escola que contextualiza no currículo escolar os ensinamentos com os princípios de Deus. Ensinando o aluno a colocar se no lugar do outro,fazer a diferença no ambiente que está inserido e fazer boas escolhas, aproveitando a oportunidade que Deus foi dada por Deus na escola,na família e na sociedade.

    Responder
  2. Author Image Eva Melo disse:

    Muito bom o texto! Tem uma escola no Japão com um método diferente, que vai além do conteúdo didático e ensina as crianças a cuidarem do espaço que utilizam. http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/02/alunos-mais-velhos-ensinam-caculas-servem-almoco-e-limpam-pia-no-japao.html

    Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email