6 dicas para aumentar a qualidade do seu plano de aula



Aulas comuns. Professores à frente da turma, seguindo sempre a leitura do mesmo livro. Alunos desinteressados. Se identificou com algo? Não se preocupe. Esse cenário é o pesadelo de muitos gestores de instituições de ensino que, cada vez mais, precisam incentivar e oferecer subsídios para que os professores deem aulas cada vez mais atrativas. Isso pode ser alcançado com a utilização de diversos meios da tecnologia capazes de reter a atenção das crianças e dos jovens, facilitando o seu processo de aprendizagem.

Sabemos que hoje em dia, com tanta tecnologia, distrações e novidades fora da sala de aula, o professor precisa ‘se virar’ para alcançar o ápice da atenção do aluno. Mas, será que fazer isso é tão complicado assim? A resposta é não. Afinal, ter um plano de aula de qualidade alinhado ao conteúdo programático é fundamental para nortear as ações dos professores em sala. Confira as dicas que preparamos para que o professor possa qualificar ainda mais o seu plano.

1. Escolha um tema para a aula

O primeiro passo para um plano de qualidade é escolher o tema que será abordado em sala, uma vez que ele norteará todo o desenvolvimento dessa aula, trilhando tudo o que ocorrer durante o momento. Assim, independentemente da sua disciplina, o professor deverá ter em mente que o tema terá que seguir uma linha dentro do que já está sendo estudado.

2. Defina planos de acordo com as séries

Os planos de aula devem ser adequados a cada série, levando em conta os conteúdos abordados e a idade dos alunos. Usar o mesmo plano para séries diferentes pode gerar problemas, como a diferença entre os temas estudados por essas séries. É importante ficar atento.

3. Estabeleça objetivos

Estabelecer objetivos é um dos principais tópicos do plano de aula para obter sucesso. Afinal, serão eles que irão representar todo o resultado dos esforços apresentados.

4. Duração

O mais importante ao montar um plano de aula não é o prazo de duração, e sim se o objetivo traçado será alcançado ao final dele. Sendo assim, a duração é um fator que deve ser deixado em segundo plano, pois é normal um plano de aula extrapolar o prazo previsto inicialmente. No entanto, isso pode gerar algumas dificuldades, caso o professor tenha a intenção de iniciar imediatamente com outro plano.

5. Desenvolvimento

Com o desenvolvimento do plano de aula as discussões e o aprendizado fluirão mais facilmente, gerando os resultados esperados. Sendo assim, será essencial que o professor tenha em mente quais atividades serão utilizadas: brincadeiras, debates, jogos, e outros. Utilizando, sempre, a criatividade.

6. Recursos

Quais materiais serão utilizados em sala de aula para que o plano de aula seja desenvolvido? Essa pergunta deve ser refletida e respondida pelo professor, já que é possível utilizar uma infinidade de recursos, como aparelho de som, vídeo, livros didáticos, lápis de cor, e muitos outros, além de toda tecnologia disponibilizada. A utilização de variados recursos será um diferencial para a aprendizagem dos alunos.

E você, como monta um plano de aula de qualidade? Acha que a lista acima é suficiente? Compartilhe conosco nos comentários!

planilha reuniao pedagogica2

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email