5 vantagens de ser uma escola sustentável

17

Um dos maiores desafios que as organizações modernas enfrentam é a necessidade de inserir práticas sustentáveis no cotidiano da empresa. No caso de uma instituição de ensino a implementação dessas práticas é ainda mais urgente, uma vez que impactam o cotidiano dos colaboradores e a formação dos alunos.

Analisamos abaixo as principais vantagens de uma escola implantar um sistema de gestão sustentável:

Vantagens de tornar sua escola sustentável
1. Ensinamento
Além de passar as disciplinas necessárias para a formação intelectual do estudante, é preciso investir na sua formação como cidadão. Em plena crise ambiental, a preocupação com a preservação do planeta se tornou um dos temas prioritários para levar para a sala de aula e conversar com seus alunos. E uma excelente forma de fomentar esse debate é mostrando para a criançada como se faz na prática.

Uma escola com 300 alunos pode chegar a produzir 5,4 mil kg de resíduos de lixo por mês. Se isso for simplesmente descartado, sem nenhum tratamento ou destino para a reciclagem, qual a mensagem que a escola estará passando para o seu aluno? Procurar alternativas para minimizar o impacto causado pela instituição é uma maneira incrível de passar lições de preservação ambiental para os alunos da sua instituição.

2. Publicidade
Muitas famílias se preocupam que suas crianças tenham uma educação que mostre a eles a importância de atitudes sustentáveis. Por isso, a utilização de práticas na sua escola será um atrativo para pais que buscam uma educação ecologicamente consciente para seus filhos. Além disso, é muito comum que as crianças ensinem para amigos e familiares as atitudes que aprendem na escola, o que torna seus alunos os verdadeiros publicitários da sua instituição.

3. Certificação ISO 14001
É muito interessante que a escola obtenha a Certificação ISO 14001. O ISO 14001 é uma norma internacional que determina que a organização possua um controle melhor sobre o seu desempenho ambiental. Uma vez que a escola implemente um Sistema de Gestão Ambiental eficiente e reduzir os impactos ambientais de seu funcionamento estará apta a ganhar o selo da certificação. Este selo é um grande diferencial competitivo diante das instituições de ensino concorrentes.

4. Economia e retorno financeiro
Entre as práticas sustentáveis que podem ser implantadas por sua escola podemos citar minimização de desperdícios, a redução do consumo de água e de energia, a coleta seletiva de lixo e o reaproveitamento de materiais. Além de sustentáveis, essas práticas são excelentes para reduzir os custos operacionais da escola, uma vez que impactam as contas de água e de luz e a compra de novos materiais.

5. A instituição e a comunidade
Uma escola sustentável mantém um relacionamento muito próximo com o entorno e sua comunidade. Uma vez que ela adote práticas de diminuição de resíduos e adoção de áreas verdes, por exemplo, a instituição impacta positivamente todo o ambiente ao seu redor, melhorando sua imagem organizacional e criando um vínculo com o bairro. Esse relacionamento é muito importante, pois é a comunidade do entorno que alimenta a escola com alunos e participa de seus eventos culturais e esportivos. Fortalecendo laços com a comunidade sua escola atrai mais alunos e mais público.

A sua escola tem práticas sustentáveis? Compartilhe conosco nos comentários!