5 motivos que podem deixar os pais de seus alunos insatisfeitos com a sua escola

65

Como todos já sabem, manter uma escola não é das tarefas mais fáceis. Além da responsabilidade pedagógica, com metodologia de ensino e com funcionários, no dia-a-dia o gestor esbarra em situações diversas no tocante à clientela. É preciso que, após o fechamento de matrículas, a instituição consiga manter o interesse dos pais para que continuem até o fim e renovem o contrato para os próximos módulos ou anos. Para isso a escola precisa se preocupar em manter um ótimo relacionamento com eles, a fim de prolongar esta parceria. Abaixo listamos 5 motivos que podem deixar os pais insatisfeitos com sua escola.

Confira também o que os pais valorizam na hora de escolher uma escola.

Os pais dos alunos podem ficar insatisfeitos com:

1) Falta de clareza na metodologia e nos procedimentos diários

Tudo deve ter fácil acesso para que os pais consultem: matérias, notas, gráficos de evolução. Um pai não pode ficar refém somente de um papel enviado com as notas ou um e-mail que chegue com o boletim só no final do curso. Ele precisa saber como anda o dia-a-dia do aluno, tendo a oportunidade de corrigir postura ou questionar os profissionais envolvidos no processo. Essa falta de clareza leva o pai a se sentir deslocado e posteriormente pode se sentir até enganado pela instituição ou, no mínimo, desprezado.

2) Falta de clareza nos custos e no retorno do investimento

Um pai, mãe ou responsável, principalmente o que paga pela educação, precisa se sentir parte do processo, tendo os dados gerais e específicos financeiros à mão para a consulta. Quando alguém se dispõe a pagar por um curso ou ano letivo, indica claramente que deseja retorno do investimento. A escola precisa saber como apresentar não somente o curso na hora das vendas, mas assegurar que a grade vendida está sendo transmitida com eficácia.

3) Insatisfação do aluno

Estamos em uma era moderna onde o ensino precisa acompanhar a tecnologia e as novas técnicas pedagógicas. Hoje, um professor disputa atenção com aparelhos divertidos e games que também podem substituir algumas modalidades de ensino. É necessário que o aluno mantenha-se motivado a estudar. Não estamos mais na época em que os pais simplesmente exigiam que os filhos tirassem notas boas com ameaças de punições. Hoje essa linha é mais tênue. Se o aluno não se motiva, alguns pais logo transferem a responsabilidade para a escola  (muitas vezes até com razão).

Não deixe de conferir o que é e como combater o bullying na escola!

4) Falta de interação entre professores e corpo docente em geral e informações deficientes

Se a escola não possui uma cara, uma filosofia forte, cada professor será um universo a parte. O aluno e os pais terão que lidar com diferenças de metodologia e a falta de comunicação entre os profissionais. É comum, em algumas escolas, quando mudam de professores ou quando um coordenador novo chega, as informações serem discrepantes, ficando o jogo do empurra-empurra.

O coordenador fala que o insucesso do aluno foi pelo histórico de faltas, o professor fala que é pela indisciplina, e assim, fica aquela sensação ruim de descontinuidade. É preciso que os profissionais se comuniquem constantemente, tendo ferramentas que permitam falar a mesma língua. Um aluno que passar para outro estágio e tiver outro professor, encontrará um profissional que conhecerá a trajetória dele, sentindo-se seguro. Também o professor terá maior segurança ao diagnosticar padrões que se repitam na vida acadêmica do aluno.

5) Falta de tempo para acompanhar os detalhes

Além de ter que se preocupar com a vida acadêmica dos filhos, o pai moderno precisa assimilar maneiras diversas para manter a estrutura da família. Horas-extras, viagens de negócio e inúmeras outras coisas que impedem a presença física dele na reunião. Mas se esse ciclo fica repetitivo os pais sentem que a melhor solução possa ser mudar para escolas mais próximas ou mesmo dar aulas particulares para o filho em casa, principalmente se for de idiomas.

Atualmente há uma forma bastante eficaz de aproximar e engajar os pais: através de um portal via internet. Essa é uma mentalidade crescente no meio acadêmico e, em breve, não mais será uma opção inovadora, mas algo extremamente comum. Para os pais que não podem estar presentes, é uma ótima forma de se ter o registro de tudo o que acontece em sala de aula.

O mundo muda rápido e quem não oferecer opções perderá para a concorrência. É preciso inovar e estar em constante aprimoramento!

banner_ebook-os-desafios-para-uma-gestao-de-sucesso_750x125