5 hábitos de gestores escolares eficazes

18

Toda escola é um retrato de seu gestor escolar: se a instituição é muito bem conceituada e respeitada, é porque certamente há um gestor competente administrando-a. O contrário também é verdadeiro: uma escola mal administrada acaba por falhar em competência e pode ter problemas com sua qualidade de ensino. Seja você o gestor de uma escola que já atingiu suas metas de qualidade e está em busca de aperfeiçoamento, ou um gestor que procura aprender como programar um excelente modelo de gestão, vale a pena estudar os hábitos e comportamentos dos gestores escolares mais eficientes! Acompanhe:

1. Estabelecer metas e plano

Gestores escolares excelentes estabelecem metas e fazem planos de curto, médio e longo prazo para a sua instituição de ensino. É primordial que você possua um objetivo geral que guiará todo o seu planejamento e várias metas a serem atingidas durante sua prática. Qual o seu principal objetivo em sua gestão? Aumentar o número de alunos? Diminuir o número de notas vermelhas? Aumentar o número de aprovados no vestibular? Montar um corpo docente superespecializado?

Uma vez estabelecidos os objetivos, elabore um plano para atingi-los. Esse plano deve ser o mais detalhado possível, com ações e com prazos para que você as cumpra. Você pode e deve trazer a equipe pedagógica da escola para perto da gestão para que se envolva com o planejamento e se motive a executá-lo.

2. Ser presença constante

A função do gestor não é apenas cuidar da burocracia preso dentro de um escritório. Para exercer sua função com maestria é preciso circular pelos espaços, conversar com funcionários e alunos, frequentar eventos e interagir com os pais. Essa atitude mostra que você é acessível, participativo e dedicado à comunidade escolar.

3. Ser confiável

Os educadores, assim como os alunos, precisam sentir firmeza e determinação em suas ações. Cumpra acordos, honre sua palavra e seja constante, para que passe segurança e demonstre ser um gestor que sempre respeita o que foi combinado.

Valorizar seus funcionários também é característica primordial de bons gestores. Não seja aquele tipo de superior que só fala com o funcionário quando ele errou. Elogiar as boas atitudes de seus educadores, além de motivá-los, têm um impacto positivo poderoso.

4. Ajudar a desenvolver os professores

Ajude seus professores a desenvolverem cada vez mais suas habilidades pedagógicas por meio de práticas, cursos, reuniões, treinamentos e workshops. Valorize os docentes que continuam a estudar e estão sempre atualizando os seus conhecimentos. Seja acessível e ajude seu time de professores a montar um verdadeiro plano de carreira pessoal.

5. Organizar-se

Sem organização, é impossível ter tempo hábil para andar pela escola, observar aulas, auxiliar professores e fazer planos para o futuro. Atualmente há softwares fantásticos que podem auxiliá-lo a poupar tempo e desgaste, fazendo com que haja mais tempo livre para interagir com alunos, professores e pais. Não tenha receio de se cercar com o máximo de ferramentas que possam otimizar sua rotina, principalmente aquelas que ajudam em tarefas administrativas demoradas.

Quais qualidades você considera essenciais em um gestor escolar? Compartilhe conosco nos comentários!

banner_ebook-os-desafios-para-uma-gestao-de-sucesso_750x125