5 Dicas para uma gestão escolar eficiente

27

Ser reconhecida por oferecer uma educação de excelência – seja ele tecnológico ou de gestão sustentável – é o grande objetivo das escolas. Mas o caminho para alcançar essa meta não é simples, pois as estratégias necessárias demandam tempo e bastante envolvimento das pessoas. Por esse motivo, é fundamental que as instituições de ensino contem com uma boa gestão escolar, com processos bem definidos e integrados.

Um trabalho de gestão bem planejado e organizado é mais importante do que pensamos. Afinal, uma gestão escolar eficiente pode trazer resultados muito positivos para a aprendizagem dos alunos e para a qualidade de ensino da escola, além de benefícios ao corpo docente, aos pais e à comunidade. Mas será que é fácil manter eficiente a gestão da sua escola? Elencamos algumas dicas que certamente auxiliarão você a trabalhar com mais qualidade de tempo, planejamento e organização.

1. Quadro de horário eficiente

Uma das importantes tarefas do gestor é criar e manter um quadro de horário que seja realmente eficiente. E a grande aliada nessa tarefa é a tecnologia. Pois, com seu avanço, surgem softwares cada vez mais eficientes capazes de otimizar dados . Um exemplo é o GridClass, um software online de alta capacidade de processamento e segurança, capaz de gerar em poucos minutos um complexo Quadro de Horário para instituições de ensino. Com ele, é possível economizar dinheiro, reduzindo ao máximo as janelas de espera evitando o pagamento de horas não trabalhadas; economizar tempo, fazendo ajustes em tempo real e verificando viabilidades; ter uma gestão pedagógica eficiente, relacionando as disciplinas e equilibrando os tempos semanais de sua escola; e fazer a gestão de diferentes quadros de horário por meio de um único acesso.

2. Planejamento estratégico

Após identificar os problemas, oportunidades, ameaças e o que pode ser melhorado, é necessário que a gestão monte um planejamento estratégico para para dar continuidade aos projetos da empresa e solucionar os problemas elencados.
Esse planejamento deve conter ações de curto, médio e longo prazo e deve envolver toda a equipe.

3. Processo de melhorias integrado

Para alcançar uma gestão eficiente é necessário que o processo de melhorias seja integrado entre todos os setores. Por esse motivo, o gestor deve estar sempre atento para orientar as ações e acompanhar resultados em todas as áreas da escola. Também é sua atribuição integrar as pessoas.

4. Vínculo com a comunidade educativa

Além de identificar e solucionar possíveis problemas da escola, um gestor deve ter habilidade e capacidade para fazer a ligação entre escola, pais, alunos, comunidade e estado, por meio do desenvolvimento de diversas ações. Afinal, a escola é mais do que uma organização burocrática

5. Atenção às mudanças

Mudanças acontecem a todo momento. Mudanças tecnológicas, na sociedade e, também, no ambiente escolar. O gestor deve estar atualizado e aberto às novidades, além de se disponibilizar a implementá-las na escola, buscando a melhoria de processos, atualizando métodos e otimizando tempo.

Vimos que otimização do tempo são as palavras-chaves para uma gestão escolar eficiente. Afinal, menos tempo gasto com processos burocráticos ou tentando resolver problemas como inadimplência representa mais tempo para articular projetos de melhorias para a qualidade de ensino da instituição. E você, como avalia a sua gestão? É eficiente ou precisa começar a seguir esses passos? Compartilhe conosco nos comentários!

Baixe o material: Guia Planejar, Capacitar e Investir (sas)