5 dicas para uma gestão de professores eficiente



Dentre as várias funções de um gestor escolar, ajudar o corpo docente de sua escola a apresentar o melhor desempenho possível é uma das mais importantes. Primeiro, porque os professores estão em contato direto com os alunos, sendo o rosto e a voz da instituição. Segundo, porque se a performance deles for de excelência, os alunos da escola, consequentemente, também apresentarão um ótimo desempenho. E professores engajados e alunos com ótimas notas farão com que sua instituição seja reconhecida. Porém fica a dúvida: como ajudar os educadores a atingirem o nível profissional desejado? Nesse post vamos compartilhar 5 ótimas dicas de como tornar a gestão de professores de sua escola ainda mais eficiente!

1. Observe as aulas

É fundamental que você assista a algumas aulas de seus professores. Não assista apenas as daqueles que estão apresentando dificuldades, mas sim pelo menos uma ou duas aulas de cada professor no semestre. Antes de assisti-las, elabore um formulário de avaliação, segundo os critérios que julga importantes em uma aula. Alguns aspectos importantes de serem observados são: a relação professor-aluno, o comportamento dos alunos, a clareza nas explicações, o seguimento do plano de aula, entre outros itens. Estabeleça critérios de avaliação da performance do professor. Lembre-se de apenas observar a aula, sem participar ativamente dela. Ao fazer a devolutiva ao professor, comece dizendo a ele os pontos positivos para, então, abordar os pontos negativos. Certifique-se de ter condições de ajudá-lo a melhorar seu desempenho.

2. Utilize a tematização da prática

Aproveite as horas disponíveis de seus professores para refletir sobre temas que seus educadores julguem importantes ou desafiadores. Após a escolha dos temas, procure algum palestrante ou especialista da área que possa oferecer um workshop ou seminário sobre eles. Também é interessante montar grupos de estudos de professores de várias áreas diferentes. Disponibilize material de estudo, como vídeos, artigos, livros e até mesmo gravações de aulas que abordem a temática abordada, discutam juntos as dificuldades e pensem em como encontrar soluções para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

3. Possibilite a qualificação e a atualização dos professores

Todo profissional, não importa em qual área atue, precisa de tempo para se aperfeiçoar e se qualificar. Na área da educação isso não é diferente: tanto os professores em início de carreira como os docentes com vasta experiência profissional precisam constantemente sair em busca de novos conhecimentos, cursos de especialização e reciclagem. Monte um calendário com os principais cursos e eventos da área e estimule seus professores a participarem. Procure fazer parcerias para que o corpo docente de sua escola tenha descontos em cursos de pós-graduação e ofereça flexibilidade de horário para os que continuam a estudar.

4. Aproveite os professores experientes

Se você possui professores que são experts em determinados assuntos e gostariam de passar essa experiência aos novatos, aproveite! Estabeleça um programa no qual os professores experientes sejam mentores dos mais novos. Se o professor novato sentir-se à vontade, o educador veterano pode observar suas aulas e ajudá-lo a aperfeiçoá-las. Desta forma, os professores passam a ter um vínculo maior e a cultura de colaboração é reforçada. Não se esqueça, porém, de remunerar o professor que está usando seu tempo livre nessas atividades!

5. Valorize seu corpo docente

Valorizar o corpo docente não significa apenas proporcionar um bom ambiente de trabalho, com remuneração compatível com o mercado e um bom pacote de benefícios. Os professores devem se sentir motivados e engajados a continuar se aperfeiçoando. Um plano de carreira motivante pode ser um grande estímulo, mas não se esqueça também de benefícios que podem melhorar a qualidade de vida de quem trabalha na escola: descontos em cinema, viagens, cursos livres, horários flexíveis e creche para os filhos pequenos fazem toda a diferença para o bem-estar dos seus professores.

Como você, gestor, ajuda seus professores a darem o melhor de si? Compartilhe conosco nos comentários!

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email