Veja com o que se preocupar no início do ano letivo

Início do ano letivo – Saiba com o que se preocupar

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Toda vez que o início do ano letivo se aproxima é preciso fazer um planejamento para aproveitar ao máximo o período de aulas que vai começar.  Às vezes, para alunos e pais, pode ficar a impressão de que esse “início” acontece naturalmente e sem grandes esforços por parte das instituições de ensino. Porém, para que tudo funcione com a devida qualidade, diretores e administradores escolares precisam se dedicar muito e garantir que nada saia dos eixos.

Quem conhece o dia a dia de uma instituição de ensino sabe que esta jornada pedagógica é uma tarefa árdua, que demanda muito esforço num momento em que todos da comunidade escolar estão de férias

Neste post vamos abordar alguns pontos que merecem toda a atenção dos gestores no início do ano letivo para evitar deslizes e garantir a qualidade do ensino.

Em muitas escolas, o planejamento anual é feito durante a “semana pedagógica”. Leia o nosso artigo sobre o assunto e veja como realizar esse evento!

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Existem várias questões importantes para se preocupar no início do ano letivo. Conheça algumas delas a seguir!

Planejar com profissionais especializados

Alguns diretores centralizam todas as decisões da instituição. Porém, o mais adequado é compartilhar esse planejamento com especialistas de áreas correlatas ao ensino para que tudo possa fluir dentro do prazo e sem gargalos. É essencial que o gestor saiba como e para quem delegar as tarefas, pois esse dimensionamento fará toda a diferença para o bom andamento das atividades da escola.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo que preparamos sobre planejamento participativo e planejamento estratégico – e entenda em que caso cada um se aplica.

Definir os papéis de cada setor

O bom funcionamento da escola depende de muitas pessoas, como os gestores, coordenadores pedagógicos e professores. E, para garantir que todos trabalhem em harmonia, é importante que os papéis de cada um sejam definidos no inicio do ano letivo.

  • Os gestores

Todos aqueles da área administrativa devem se juntar ao planejamento e elaborar a melhor forma de manter as coisas funcionando na escola. Desde desempenho da rede escolar, aos serviços internos praticados pelos inspetores e os faxineiros.

Os gestores e os coordenadores pedagógicos, juntamente com a diretoria, lidam com as diretrizes que a Rede de ensino distribui nas escolas. São essas normas que coordenam o ensino no Brasil em uma esfera mais ampla e todas devem ser seguidas para manter os portões da escola abertos.

Leia o artigo completo: “O papel do diretor escolar”

  • Os coordenadores pedagógicos

São os profissionais responsáveis, junto à diretoria, por manter a organização do tempo dos professores para que a carga horária seja distribuída corretamente e toda a programação seja cumprida. Inclusive as atividades extraclasse, para que a escola cumpra com o seu propósito de ensinar e de ajudar no conhecimento cultural e no entretenimento de cada estudante. Sem o tempo para essas atividades, a escola corre o risco de se tornar apenas um lugar para reprodução de conhecimento no quadro negro.

Leia também o artigo que preparamos sobre o papel do coordenador pedagógico.

  • Os professores

A execução satisfatória de um ano letivo passa por um item chave: o professor.

Todos os professores devem ter um tempo fora de classe para cumprir com suas obrigações. Sem a coordenação devida, faltará o tempo para a correção de provas e de trabalhos.

Um professor também deve preparar a aula, preencher os seus documentos, ajudar nas avaliações de classe e de alunos, além de ter tempo para excursões e eventos escolares. No entanto, nenhum deles conseguirá realizar essas funções com eficácia sem um planejamento e sem reuniões periódicas para definição de metas.

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Ajuda da tecnologia

Além de definir bem o que cada área pode e precisa fazer, um bom administrador escolar  precisa fugir dos inimigos da boa gestão de tempo e procurar contar com a ajuda da tecnologia para otimizar as tarefas que consomem a equipe, mas não trazem o retorno esperado para a instituição.

Um bom exemplo de atividade desse tipo é a montagem do quadro de horário dos professores. Essa árdua tarefa demora em média 3 meses para ser concluída e geralmente é atribuída aos gestores e coordenadores escolares, demandando o tempo e o esforço que estes profissionais poderiam utilizar para se dedicar a outras áreas. Já existem no mercado softwares que facilitam a montagem do quadro de horários, além de muitas outras tarefas.

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